Desmontes de direitos LGBT e espiritualidade
A comunidade LGBT passa por momentos de apreensões devido ao momento político em que nos encontramos. A possibilidade de (mais) desmontes das políticas sociais e direitos adquiridos causa tensão a todos os segmentos populares, aos movimentos sociais, às comunidades de base.
Mas não há dúvidas de que momentos como este devem levar ao fortalecimento das comunidades de base, dos movimentos e grupos em prol dos direitos humanos, para permanecer firmes em seus ideais de vida e de sociedade.
Em especial quanto à comunidade LGBT, tenhamos a certeza de que caminhamos para tempos de maiores conquistas, como atestam nossos expoentes do mundo espiritual, através de suas psicografias.
Ainda que o percurso seja de incertezas, de tentativas de desmonte das construções em curso, caminhemos sabendo que o futuro nos reserva direitos em pé de igualdade com todo o agrupamento social.
O texto abaixo, uma psicografia a Chico Xavier, ditada pelo Espírito André Luiz, então habitante da colônia espiritual Nosso Lar, apesar de possuir uma frase que já passou por revisões tanto científicas quanto no próprio meio espírita ( "renascem sofrendo particularidades anômalas" é um texto em desuso devido ao fato de concordar com a psquiatria da época em que foi escrito), nos dá esta garantia de conquista futura de direitos.
Em outro trecho do mesmo livro André Luiz narra conversa com um grupo de instrutores do Insituto da Sexualidade, onde a espiritualidade de Nosso Lar estuda a temática sexual:
[...] Vaticinou que a Terra, a pouco e pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da Ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio. Empenhou-se a repetir que na Crosta Planetária os temas sexuais são levados em conta, na base dos sinais físicos que diferenciam o homem da mulher e vice-versa; no entanto, ponderou que isso não define a realidade integral, porquanto, regendo esses marcos, permanece um Espírito imortal, com idade às vezes multimilenária, encerrando consigo a soma de experiências complexas, o que obriga a própria Ciência terrena a proclamar, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico (LUIZ, XAVIER, p. 270)
Outros textos psicografados nos vem através da mediunidade de Benjamim de Aguiar, do Instituto Salto Quântico (sabiam que ele é gay e suuuuuuper bem casado com seu love? Assim como Andrei Moreira.)
(Benjamin) – Eugênia, uma revista de circulação nacional publicou, nesta semana, reportagem sobre os homossexuais e seus grandes dramas e dificuldades em assumir e viver, socialmente, sua estrutura de orientação psicossexual. Você teria algo a dizer sobre o assunto?
(Espírito Eugênia) – Sim, que o futuro da humanidade reserva total cidadania para o segmento homossexual das sociedades; que o preconceito, a discriminação e toda forma de marginalização hoje praticadas constituem signos de primitivismo e inconsciência que serão completamente debelados num breve porvir (AGUIAR, ASPÁSIA, 2007).
Outras Psicografias sobre cidadania ao segmento LGBT:
Massa crítica em combate à Homofobia
Constante expansão de direitos à comunidade LGBT
Homossexualidade ou homofobia, onde está a vergonha?
Fim à Era homofóbica
O nosso momento espírito-consciencial é o da vivência de formas mais plenas de consciência, em que a preocupação com "o bem", com a paz, com o equilíbrio individual, social e ambiental, tende a crescer cada vez mais.
A Terra transita de Mundo de Provas e Expiações para Mundo de Regeneração, em que as pessoas, cada vez melhoradas em suas tendências para as boas ações e bons pensamentos, reencarnarão para novos estudos e novas vivências, que contribuirão para o seu progresso individual e sua formação para o trabalho coletivo.
Nesse contexto é necessário que as contradições se tornem muito mais evidentes. É necessário o choque de ideais para que prevaleçam aqueles que serão permanentes (tese, antítese, síntese de René Descartes), ou seja, o que promoverá o bem comum e para todos os segmentos que compõem a diversidade humana e cultural.
A interpretação para o momento de desmontes que vivenciamos não pode ser descontextualizado deste objetivo maior a nível de espiritualidade, qual seja a própria progressão espiritual do planeta, em que as mazelas precisam ser nitidamente identificadas para sua superação pela coletividade, rumo a uma nova consciência, pautada no respeito ao diverso em todas as suas manifestações (gêneros, etnias, línguas, religiões, etc) ao meio ambiente, à produção para satisfazer necessidades ao invés de primar pelo lucro desmedido, enfim, um nível consciencial que demonstra a elevação na escala de evolução, do Globo e de seus moradores.
Referências
AGUIAR, Benjamim Teixeira de. ASPÁSIA, Espírito Eugênia. Diálogo sobre Homossexualidade. 2007. Disponível em < http://www.saltoquantico.com.br/2007/05/23/dialogo-sobre-homossexualidade-1/>. Acesso em 2019.
LUIZ, Espírito André. XAVIER, Francisco Cândido. Sexo e Destino. Federação Espírita Brasileira - FEB. Disponível em: <http://www.espiritoimortal.com.br/espirito_imortal/sexo-e-destino.pdf> Acesso em 2019.
Comentários