FEB e o Movimento Auta de Souza são concorrentes?


Para vocês que estejam iniciando os primeiros contatos com o espiritismo organizado nas fraternidades, esclarecemos que encontrará fraternidades que se afirmam organizadas segundo parâmetros da Federação Espírita Brasileira - FEB e outras que se organizam sob parâmetros do Movimento Auta de Souza.

O movimento espírita em si, é um só, ou seja, a essência de qualquer organização será sempre o espiritismo, assim como a essência cristã, independente da forma como se denomina (católicos, evangélicos, ortodoxos, espíritas e etc) é o cristianismo.

Feb e Auta de Souza se organizam em torno de práticas diferenciadas e, geralmente, as fraternidades vão se organizando por proximidade geográfica maior a um ou outro 'ramo' espírita; mas qualquer uma terá a oferta dos cursos espíritas a crianças, jovens e adultos; o atendimento e amparo aos espíritos desencarnados, o atendimento fraterno material a pessoas encarnadas em vulnerabilidade social, o passe.

Não existe uma fraternidade 'melhor' que a outra. Não existe uma fraternidade 'mais correta' que a outra, ou seja, você não precisa se preocupar se tem de optar por FEB ou Auta de Souza. Você opta pelo que está mais perto de vc, uma vez que as 'ofertas', em matéria de espiritualidade, serão as mesmas.

Talvez você encontre quem vai dizer: 'FEB é dos ricos e Auta é dos pobres'. Outro engano. Tanto FEB quanto Auta de Souza recebem pessoas de diferentes meios sociais, com a diferença apenas de que a organização do Movimento Auta de Souza em caravanas fraternas promove a sua interiorização até as regiões mais longinquas de todo o país, e assim, ganhou grande adesão das massas, em suas mais variadas expressões e condições.

Se você quiser saber um pouco mais sobre a história de cada uma dessas vertentes, pode acessar os links abaixo:

A FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA (WIKIPEDIA)

AUTA DE SOUZA (WIKIPEDIA)

BREVE HISTÓRICO DO MOVIMENTO AUTA DE SOUZA (SITE CENTRO ESPÍRITA)

É isso. Decidindo-se por frequentar uma fraternidade espírita conheça-a em profunidade; comece por ouvi-la, por conhecer as atividades oferecidas a população; identificar atividades com que vc se identifica para engajar (não tenha pressa nesta etapa, pode ir em seu tempo, analisando cada passo). 

E, ao adentrar o espaço como membro trabalhador(a) e encontrar problemas que não imaginou que encontraria dentro do espiritismo, se lembre que são pessoas, são pensamentos diferentes, são sentimentos diferentes, e as diferenças, para que se ajustem, se chocam; e isso é desconfortável mesmo. 

Ao encontrar 'problemas' verifique até que ponto estar naquela determinada atividade alimenta a sua espiritualidade, alimenta o seu prazer de estar a serviço do espiritismo. Quando a atividade está sendo alimentadora você consegue administrar os choques, transformando-os em recursos e resultados positivos para o trabalho que está desenvolvendo. 

A sua decisão em torno de permanecer nesta ou naquela atividade deve se pautar neste quesito fundamental: alimentar a espiritualidade e o prazer em contribuir com todo o contexto que envolve aquela prática em que vc se encontra.

Certo?

Fica a dica e até o próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas