Masturbação na visão espírita (Diálogo Mediúnico)

Masturbação na visão espírita (Diálogo Mediúnico)

Este texto foi escolhido para compor o Blog LGBT Espírita devido a universalidade do tema que aborda. A masturbação diz respeito tanto ao universo homo como ao universo hétero e tanto uns como outros, quando adentram o campo da espiritualidade em expressão espírita, tem curiosidade por conhecer o que dizem os espíritos,
na atualidade, a respeito de várias temáticas sexuais, dentre elas a masturbação.

Fizemos questão de frisar o trecho 'na atualidade' por que os entendimentos a respeito das realidades de nossas vidas avançam com o passar do tempo, conforme evolui a nossa inteligência e conforme crescemos em experiências, valores universais, saberes científicos e princípios éticos.

Este diálogo compõe uma série de ensinamentos dos Espíritos mentores da Escola de Espiritualidade Salto Quântico, fundada em 1985, pelo Médium Benjamim Teixeira de Aguiar: 

Benjamin Teixeira de Aguiar – Seria abusivo perguntar sobre masturbação? 
Espírito Eugênia-Aspásia – Claro que não. A forma de você fazer a pergunta já revela a necessidade de ventilarmos a temática. Tudo pode ser falado, sob a perspectiva da Espiritualidade, sobremaneira o que é foco de tabu, a fim de que os automatismos neuróticos e destrutivos implicados, quanto as fixações culturais e sociais subjacentes, em sendo evidenciados, deixem de agir livremente a prejuízo de indivíduos e comunidades. 
BTA – No passado, a masturbação era vista como pecado ou como desequilíbrio que até poderia causar distúrbios mentais e físicos. A medicina, auxiliada pela psicologia e pela sexologia, eliminou os fundamentos de tais crendices populares, que inclusive tiveram apoio de gente instruída, em tempos idos.  
No meio espírita, por exemplo, a masturbação ainda é associada a vampirismo ou desvio de função e desperdício das energias sexuais, como se toda prática masturbatória indicasse uma queda em tentação. Poderia nos dizer algo sobre isso? 
EEA – Sim. É gritantemente necessário que um dos postulados básicos do Espiritismo – acompanhar os avanços da Ciência – seja lembrado entre aqueles que desejam, sinceramente, desposá-lo como filosofia de vida. 
Apegar-se a velhos conceitos, por tradição, por medo de enfrentar o novo ou pela falta de coragem em se responsabilizar plenamente pelos próprios atos, é uma atitude tão descompassada com a modernidade, que nos eximimos de expender mais comentários a respeito. Importante frisar que todo médium filtra, inconscientemente, o pensamento das inteligências que se manifestam por sua casa mental, de modo que refrações conceptuais ocorrem sempre, em algum nível, das sutis às mais graves.  
Eis por que a vigilância deve ser acentuada, principalmente quando condicionamentos culturais e convenções muito cristalizadas estão envolvidos. 

O que tem dito a Ciência sobre o assunto? Que a masturbação é algo natural e até desejável para o indivíduo adulto. Mesmo entre pessoas que já têm a vida afetiva disciplinada nos corredores da educação conjugal, é compreensível aconteça o fenômeno do onanismo (para os dois gêneros), que muitas vezes se revela até imperioso, quando os ritmos sexuais dos parceiros não se alinham. 
 
Nesses casos, o autoerotismo permite que um não incomode o outro, na satisfação de suas necessidades de fundo psicofisiológico, nem se frustre ou gere recalques evitáveis, relacionados à quota excedente de libido que lhe não seja possível imediatamente canalizar para atividades não sexuais. 
Quer na tenra juventude, quer em idade avançada, para solteiros ou casados, héteros ou homossexuais, a experiência masturbatória deve ser encarada como uma necessidade natural do corpo. Há abusos, sem dúvida, como os há em tudo na existência humana.  
Os ritmos sexuais podem ser exacerbados, na compulsão, ainda que se não tenha parceiro(a) para o intercurso carnal. Cada caso é um caso, e somente com profundo autoconhecimento a criatura descobre o sistema que lhe seja mais apropriado, em função de seu bem-estar geral, produtividade, criatividade e sentimento de equilíbrio íntimo, que constituem alguns dos resultados da sexualidade bem vivida. 
Masturbação na visão espírita (Diálogo Mediúnico)

Referência

AGUIAR, Benjamim Teixeira de. ASPÁSIA, Espírito Eugênia.  Masturbação (Diálogo Mediúnico), 2007. Disponível em < http://www.saltoquantico.com.br/2007/03/19/488/> Acesso em 04/2016. 


Gostou? 💭Compartilhe!

👀Leia também


Masturbação na visão espírita (Diálogo Mediúnico)

Postagens mais visitadas