Há ambiguidades na literatura espírita sobre o tema homossexualidade?

O médium Benjamim Aguiar fala sobre a aparente ambiguidade existente no espiritismo sobre o tema homossexualidade, demonstrando que o saber é gradativo e, quando analisado em diversos recortes históricos, percebe-se suas mudanças.
AGUIAR: Por meio eletrônico, recebi a provocação de um leitor de nossas psicografias, que acreditava haver “ambigüidade”, pela contradição de opiniões, na literatura espírita, no que concerne à abordagem do tema homossexualidade.

Considerando a boa-fé do questionador, respondi-lhe, extensamente. Pela importância da temática, para corações sofridos de amigos e parentes de homossexuais, além dos próprios homossexuais (...). Abaixo publicamos a resposta que enviamos ao correspondente, com prévia e expressa autorização dos Orientadores Desencarnados.

Há gradação (conforme dito a Kardec e corroborado por autores desencarnados de lá para cá) nas revelações da Espiritualidade Sublime, feitas à humanidade, gradação esta que acompanha o progresso da cultura de nosso orbe. Não se dão aulas de matemática avançada a garotos que aprendem aritmética. Assim, nas décadas e séculos transatos, ensinos diferentes foram passados sobre assuntos que hoje podem ser melhor compreendidos pela massa popular.

Todavia, quando alguém, ainda hoje, continua escrevendo de forma “obsoleta”, em nome da Espiritualidade Superior, isto indica que semelhante criatura está filtrando mal aquilo que lhe é dito, o que, lamentavelmente, acontece com muita freqüência, porque os médiuns são filtros vivos, com opiniões e idéias, valores e preconceitos próprios; e a Espiritualidade Maior nunca violenta seus canais, em sua forma de pensar e sentir o mundo.

Com relação a se combater a homossexualidade ou considerá-la doentia, viciosa ou imoral (em qualquer destes níveis de patologização de tal fenômeno humano), em considerando que não estão, os médiuns que pregam essa doutrina bizarra, canalizando obsessores ou pseudo-sábios da outra dimensão de Vida, temos que admitir esta tese: a da interferência inconsciente no texto transmitido – avaliação esta que revela, inclusive, a nossa boa vontade para com eles, já que nenhum espírita pode se colocar contra algo que a Ciência afirma categoricamente. E, há décadas, a homossexualidade é vista como uma expressão saudável da sexualidade humana, pela Psiquiatria e pelas diversas escolas de Psicologia existentes.

Referência

AGUIAR, Benjamim Teixeira de. Ambiguidade, na Literatura Espírita, sobre o tema Homossexualidade. 2008. Disponível em<http://www.saltoquantico.com.br/2008/09/11/ambiguidade-na-literatura-espirita-sobre-o-tema-homossexualidade/> Acesso em abr. 2017.


Comentários

Postagens mais visitadas