Preconceito e Homofobia

Estudando a Homoafetividade com Andrei Moreira - Preconceito e Homofobia

A homofobia representa um conjunto de ações que variam desde o bullying escolar e a discriminação no lar até os assassinatos e agressões públicas, em sua maioria direcionados a travestis e transexuais, que não necessariamente são homossexuais (...), representando ódio e desrespeito às diferenças e aos diferentes (MOREIRA, 2012, P. 70).
Preconceito e Homofobia

Pesquisas da década de 1990 demonstraram que um terço dos gays e lésbicas já foram vítimas de violência interpessoal e 94% dos homossexuais relatam ter sofrido algum tipo de violência devido à sua orientação sexual. Um em cada cinco homossexuais já foi vítima de crimes pessoais ou à propriedade, e aproximadamente 50% já foram insultados ou abusados devido à sua orientação sexual, segundo as pesquisas mais atuais.

Apesar de a homofobia ter causalidade multifatorial, a falta de uma educação para a alteridade, em uma sociedade que estimula o indivíduo a se realizar exteriormente, na imagem e nos estereótipos, faz com que ela se perpetue na sociedade brasileira, calcada em falsas crenças a respeito da real natureza da orientação afetivo-sexual homossexual.

A violência surge frequentemente dos interesses pessoais feridos, das imagens ameaçadas, da identificação com o homossexual (sim, está cientificamente comprovado que pessoas homofóbicas tem a sua sexualidade mal resolvida, muitas vezes em conflito com a tendência homo ou bissexual que percebem em si mesmas) dos ódios cultivados por filosofias e pensamentos distantes da fraternidade e da tolerância cristãs (MOREIRA, 2012, P.71).
Preconceito e Homofobia
Por estas afirmações de Andrei se nota o quanto os cristãos falham em sua intenção de amor ao próximo ao deixar de abordar e combater a homofobia em seus discursos e práticas. 

Se cristianismo é valorização da vida, se pergunta: vida de quem? Como o próprio autor, Andrei Moreira, vai abordar mais adiante no texto, vida para TODOS, mas quem a sociedade ou antes disto, os que se denominam cristãos, estão encaixando nesse TODOS? Somente aqueles que convém a seus meio-valores e preconceitos? Estaria tal prática de acordo com o discurso do Cristo? 
homossexualidade sob a otica do espirito imortal
Referências


TV Espiritismo. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.


💙Gostou? 💭Compartilhe

👀 Leia também

Comentários

Postagens mais visitadas