Preconceito Religioso


 Estudando a Homoafetividade com Andrei Moreira - Preconceito Religioso 

Preconceito Religioso

Muitos segmentos religiosos promovem verdadeira demonização da homossexualidade e do homossexual, que não raro é tratado com violência e desrespeito nas igrejas e em locais de culto, bem como por alguns de seus adeptos, em locais públicos. São aceitos nos ambientes de prática religiosa na condição de enfermos necessitados de cura, chegando algumas denominações a realizar congressos para a cura de homossexuais, em franca afronta contra o conhecimento científico atual.

No Brasil, a discriminação contra homossexuais é crime em algumas cidades, como Belo Horizonte. No momento em que este livro é escrito, em 2011, está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 122/2006, de autoria da deputada Iara Bernardi, que criminaliza a homofobia, equiparando-a ao crime de racismo.

Essa proposta enfrenta a resistência formal e intensa de várias denominações religiosas, que se justificam afirmando que, com sua aprovação, não mais poderão pregar contra a homossexualidade... Atualmente, o projeto encontra-se na Comissão de Direitos Humanos, tendo sido encaminhado ao Gabinete da Senadora Marta Suplicy, por decisão da Comissão de Direitos Humanos e Legislação PArticipativa, para reexame (MOREIRA, 2012, P.77).

(...) o ambiente religioso, que deveria ser de acolhimento integral, transforma-se então, em tribunal que relembra a antiga inquisição, quando eram queimados vivos os profitentes de outras ideologias e práticas que não correspondessem à interpretação oficial da Igreja e seus interesses de poder.

O movimento espírita está inserido nesse mesmo contexto social cristão e é formado por homens e mulheres que trazem em sua bagagem cultural os mesmos conceitos - e "pré-conceitos" - que elevam o Brasil a título de campeão mundial de violência contra homossexuais.

Apesar de a Doutrina Espírita se constituir como ciência, filosofia e religião livre e arbitrária, compromissada com a evolução humana e a formação de homens de bem, ainda observamos atitudes retrógradas de discriminação aberta e declaradas, que negam a própria essência do Espiritismo.

Piores, ainda, são as atitudes de discriminação velada, quando se evita falar sobre o tema ou se proíbe o debate do assunto em reuniões públicas ou grupos de estudo, impondo-se a opinião de um ou de outro como a manifestação da verdade universal, inibindo- se o acesso à informação e a capacidade de raciocínio dos estudantes do Espiritismo, que apresenta farto material de análise e educação (MOREIRA, 2012, P.78).

Com essas atitudes, o movimento espírita, juntamente com os demais movimentos religiosos, que deveriam acolher e educar o ser como um ser divino, torna-se corresponsável pela violência social e pelo sofrimento coletivo de pessoas, famílias e comunidades que tombam vítimas do preconceito e da exclusão social (MOREIRA, 2012, P.79)
Preconceito Religioso

Nota do Blog: Espiritismo é sim sinônimo de mudança de postura, uma vez que evoluímos, e se evoluímos as "verdades" de outrora perdem a sua razão de ser. Isso está evidente quanto ao tema do combate à homofobia e preconceitos arraigados ainda no meio espírita. 

Uma sociedade que se diz civilizada, como nós em pleno séc XXI, e no caso do espírita, que se quer evoluído, ou melhorando-se constantemente, não dá mais para ser complacente com atitudes bárbaras como o são as discriminações homofóbicas, escondidas sob o véu do "não tocar no assunto" nas palestras e estudos. 

Permanecer em tais posturas é sinônimo de estacionamento nos caminhos da evolução. Nos mundos em transição, tais como o nosso no momento, espíritos estacionários serão redirecionados para meios equivalentes a seu "tempo evolutivo", ou seja, estamos todos em um momento ímpar de readequação voluntária de nossos posicionamentos, convidados a uma real defesa de uma vida plena de direitos para TODOS.

Particularmente vejo a necessidade de que o tema homossexualidade sob a ótica do espírito imortal seja abordado desde a evangelização infantil, uma vez que nas turminhas já podemos identificar nossas pessoas LGBT. 

Serão essas crianças os primeiros a abandonar a casa espírita quando adolescentes e jovens, caso percebam uma interpretação ainda deturpada de sua realidade espiritual. 


homossexualidade sob a otica do espirito imortal
Referências


TV Espiritismo. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.


💙Gostou? 💭Compartilhe

👀 Leia também






















Comentários

Anônimo disse…
oi mim chamo Fernando tenho 26 anos e sou homossexual descobir a minha orientaçao sexual no começo da minha adolescencia mais na minha fase da minha infancia sempre mim sentir diferente cresci em lar conturbado mais isso nao influenciou nada na minha vida nao tenho coragem de contar que eu sou gay sofro muito por causa disso queria muito que a minha mim entendesse pq afinal de contas esta sendo muito dificil pra mim perceber essa condiçao na minha vida tenho um pai que nao gosta e nao suporta pessoas como eu.O que eu devo fazer?preciso muito de um conselho
Fernando, meu caro. Mil perdões pela demora em acompanhar os comentários. Com a pandemia as coisas ficaram meio confusas, mas agora voltamos ao Blog com regularidade. Nesta semana criamos um post que pode colaborar para a sua reflexão. Veja e depois comente o que achou.

https://lgbtespirita.blogspot.com/2020/07/blog-lgbt-espirita-descobriu-se-lgbt-keep-calm-e-leia-este-artigo.html

Postagens mais visitadas