Notas do Livro Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal


Este texto é uma citação literal retirada do Livro Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal, de Andrei Moreira, médium, pesquisador e palestrante espírita, médico e presidente da Associação Médico espírita de Minas Gerais. 

Ainda são muito poucas as publicações espíritas que tratam do tema com o respeito que merece, com isenção de preconceito e sem fórmulas prontas. 

Em geral o que se vê é a repetição de velhos chavões estabelecidos no movimento espírita por algum ou vários companheiros de renome em determinada época, segundo os limitados postulados da psicologia e da psiquiatria de então.
Notas do Livro Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal
Como convém a um estudo sério, para compor esta obra foram cotejadas várias fontes, espíritas e não espíritas, visando a uma abordagem mais abrangente e inclusiva, como ensina Kardec: "os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor."

Busca-se, aqui, promover o desenvolvimento da ideologia cristã de acolhimento integral, aceitação incondicionada e amor ao próximo, regras áureas do Evangelho de Jesus, base da Doutrina Espírita.
Para isso, aliam-se nesta obra conhecimentos científicos e reflexões doutrinárias, objetivando o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura inclusiva e amorosa em que se conjuguem valor e ação na prática espírita e na vida dos cristãos (MOREIRA, 2012).

A sexualidade humana é plural, não se limitando a um só gênero ou manifestação. É imprescindível conhecê-los e diferenciá-los para uma melhor compreensão da expressão sexual e afetiva humana.
Notas do Livro Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal

Segundo o conhecimento e as definições psicológicas atuais, existem cinco diferentes gêneros: o heterossexual, o homossexual, o bissexual, o travesti e o transexual (MOREIRA, 2012, P.33).

Na Roma antiga vários Césares tiveram relacionamentos homossexuais: Júlio César, Commodus, Tibério, Calígula, Nero, Adriano, Heliogábalo, Galba, Caracala.
Na Grécia citamos a poetisa Safo, da ilha de Lesbos, nome que deu origem ao termo lésbica.
Entre os papas suspeitos de terem tido amantes do sexo masculino durante o pontificado cita-se: Papa Paulo II (1464- 1471); Papa Sisto IV ( 1471-1484); Papa Leão x (1513-1521); Papa Júlio III (1550-1555).
Nas artes: Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Botticelli.
Na Literatura: Oscar Wilde (MOREIRA, 2012, P.56-60).

Comentários

Postagens mais visitadas