Homossexualidade sob a Ótica do Espírito imortal - Comentário 01

Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal

Homossexualidade sob a Ótica do Espírito imortalDedico o espaço no blog à exploração do livro do médico e palestrante espírita Andrei Moreira, "Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal", que oferece luzes de humanização na abordagem do tema homoafetividade. O tema em especial me interessa enquanto espírita por que conviví com um ambiente homocismado e transcismado (não digo homofóbico e transfóbico por que percebo mudanças de postura a medida que as pessoas vão se esclarecendo sobre o tema) e esta produção de Andrei Moreira tem contribuído para renovação de pensares e posturas em meu ambiente de convívio espírita. Dedica-se assim a exploração do livro a todos os contextos espíritas homocismados e transcismados.

Trazer este tema se faz pertinente uma vez que o objetivo é trabalharmos pela construção de um Brasil sem LGBTfobia. O nosso país, vergonhosamente, ocupa o primeiro lugar no ranking de países mais agressivos à comunidade LGBT. Lembrando que quando se fala em agressão não mencionamos apenas o aspecto físico, mas inclui-se ainda o psicológico, cultural, patrimonial e simbólico.

O livro, conforme palavras do próprio autor, "não possui o objetivo de dar respostas, mas fomentar a discussão e o debate, a pesquisa e a ampliação de consciência sobre o tema, à luz da imortalidade da alma, consoante os ensinamentos da Doutrina Espírita. O foco é o Espírito imortal, viajor da eternidade em suas múltiplas experiências evolutivas construtoras do progresso e da maturidade do filho de Deus. 

Busca-se promover o desenvolvimento da ideologia cristã de acolhimento integral, aceitação incondicionada e amor ao próximo, regras áureas do Evangelho de Jesus, base da Doutrina Espírita. Para isso, aliam-se nesta obra conhecimentos científicos e reflexões doutrinárias, objetivando o incentivo ao desenvolvimento de uma cultura inclusiva e amorosa em que se conjuguem valor e ação na prática espírita e na vida dos cristãos". (MOREIRA, 2012).

Abordar o tema homossexualidade e universo LGBT em geral, se faz necessário frente à realidade de discriminações e mortes físicas e psíquicas que recai sobre a comunidade LGBT, tão digna de respeito quanto todas as demais, uma vez que a bondade divina é sol que se acende para TODOS.

O livro de Andrei Moreira se aplica à sociedade como um todo, uma vez que esclarece detalhes do universo LGBT, desfazendo mitos e reafirmando sua realidade, inclusive as consequências de um vida cercada por expressões de LGBTfobia; e se aplica à comunidade LGBT, em especial, uma vez que desenvolve no ser LGBT uma visão amorosa de si mesmo, a partir da reafirmação de atitudes essenciais como a autoaceitação e vivência sem culpa de sua realidade íntima. 

Na dedicatória o autor coloca: "Dedico esse livro a todas as pessoas homossexuais que lutam por compreender sua experiência evolutiva atual e fazer dela um caminho de autoencontro, responsabilização pessoal, amorosidade e crescimento espiritual em busca da felicidade." (MOREIRA, 2012).

Convido ao estudo todos aqueles que pretendam lançar um olhar humanizado para o tema, posicionando-se contra toda forma de discriminação, bem como a membros da comunidade LGBT que se interessem pelo tema na perspectiva da atual ciência e da filosofia espírita.


O Livro:
MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.


Comentários

Postagens mais visitadas