Prefácio de Jaider Rodrigues de Paulo - Psiquiatra

Estudando a Transexualidade com Andrei Moreira - Prefácio de Jaider Rodrigues de Paulo - Psiquiatra

Fico observando a necessidade que a gente tem de pontuar quem é a pessoa que escreve isso, aquilo... quais as suas credenciais, sua formação top, sua especialidade; nitidamente uma tentativa de convencer a sociedade de que não é "qualquer um" que está falando em defesa de nossas causas. 

Ainda precisamos impressionar com os títulos de quem nos reafirma, para que seja notada a nossa versão, que vivemos e afirmamos a necessidade de uma linguagem respeitosa e acolhedora por todos os segmentos. 

Afirmamos, mas a maioria de nós, lá das periferias, não possui títulos, formações, cargos, topos de hierarquias que convençam aqueles que precisam desse tipo de referência para se convencer da justiça de uma causa. 

Para tantos vale mais a afirmação dos títulos do que a narração de quem vivencia o dia a dia de ser uma pessoa homo e/ou trans (principalmente pobre) em sociedades homo e transfóbicas.

Jaider Rodrigues de Paulo é médico psiquiatra (ainda bem que são médicos falando, se fossem das sociais seriam chamados de idealistas utópicos ou maconheiros alienados. kkkkkkkkkkkkkk. Pode não parecer, mas são bem humorados estes comentários. rsrsrs), fundador da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais - AMEMG.


Fragmento de seu prefácio 

"Será justo ignorar a dor humana e deixar essas pessoas nesse sofrimento? Sabemos que o espírito em si é assexuado. A forma sexual é transitória e meio de aprendizagem para o espírito em evolução.

Pedagogicamente, o que é mais sensato e produtivo: um ser reprimido, excluído, deprimido e constrangido, ou mais sintonizado com a existência e produtivo para si e para a sociedade? 
(...) este livro, muito a propósito, busca trazer subsídios científicos e espirituais para que, sob as claridades da nova era, não venhamos cometer injustiças com semelhantes nossos, que são dignos de respeito e consideração. estamos todos a caminho da nossa espiritualização, e por ela cada um deve se responsabilizar.

Deixemos às pessoas transgêneras decidirem os seus caminhos, aceitando-as nas suas maneiras de ser e sentir, valorizando o espírito imortal que todos somos, filhos de Deus, e desenvolvamos a nossa fraternidade tratando todas com o devido respeito, ainda que não entendamos o porquê das suas lutas redentoras.

Por fim, agradecemos ao autor por ter a coragem de trazer a público essas reflexões tão importantes que podem servir de apoio, consolo e subsídios para aqueles que lidam com as transexualidades em seu seio familiar, bem como para todos os outros que, formando famílias, possam lidar com seus pequeninos, crianças transgêneras, de maneira mais acolhedora, fraterna e orientadora, evitando, assim, sofrimentos desnecessários que são frutos de preconceitos limitantes de uma compreensão maior do que venha ser o direito de viver em conformidade com a sua identidade e consciência.
Referências


Espiritismo TV. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Transexualidades sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2017.



Comentários

Postagens mais visitadas