Atualidade do livro Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal

homossexualidade sob a otica do espirito imortal

O livro, escrito pelo médico e palestrante espírita Andrei Moreira, tem como relevância, além da temática belamente explorada, o fato de estar baseado no contexto histórico atual. Por que isso é relevante para nós quanto ao tema homossexualidade e transgeneridades? Por que o espiritismo afirma-se como Ciência, Filosofia e Religião, ou seja, os seus pressupostos, não sendo dogmáticos, estão constantemente abertos a revisões, ainda que muitos espíritas, Centros e Fraternidades sejam resistentes a mudanças. 
As ciências dos séculos passados afirmaram a homossexualidade como doença, psicopatologia e essa afirmação se refletiu nos escritos espíritas, sendo perpetuadas até o momento. Muitas casas espíritas ainda interpretam o LGBT como "doente" e insiste em "tratá-lo" por diversas vias, a fim de ajustá-lo a uma realidade íntima que não é sua. A linguagem demonstrada no livro de Andrei Moreira, porém, abre novas perspectivas de reflexão e convite à mudança de atitudes frente ao tema nas Casas espíritas ainda arraigadas em antigos preceitos. O autor reafirma as ciências modernas, em especial as publicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de que não há o que ser "curado" no homossexual devido a sua orientação afetivo-sexual.

Ao tecer a introdução do livro aponta Andrei Moreira: "Ainda são muito poucas as publicações espíritas que tratam do tema com o respeito que merece, com isenção de preconceito e sem fórmulas prontas. Em geral o que se vê é a repetição de velhos chavões estabelecidos no movimento espírita por algum ou vários companheiros de renome em determinada época, segundo os limitados postulados da psicologia e da psiquiatria de então.

Como convém a um estudo sério, para compor esta obra foram cotejadas várias fontes, espíritas e não espíritas, visando a uma abordagem mais abrangente e inclusiva, como ensina Kardec: "'os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor'" (MOREIRA, 2012, Introdução). 

Segundo o saber Espírita transitamos de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração. E também segundo o saber espírita o nosso Brasil foi denominado Pátria do Evangelho. Estejamos unidos às falanges de Ismael por uma pátria do Evangelho sem LGBTfobia, colaborando para o completo estabelecimento da regeneração do globo.


O livro:
MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a ótica do Espírito imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas