Do outro lado do espelho, Emanoele: o relato de um espírito Trans

 Sem dúvida é emocionante no meio espírita quando as psicografias nos trazem notícias de entes queridos e das vivências no mundo espiritual. 

As reuniões mediúnicas (sérias) são ambientes de alento tanto para pessoas encarnadas quanto desencarnadas, no intercâmbio de carinho, afeições e auxílios mútuos.

O texto abaixo é uma cópia integral do texto que se encontra no livro Transexualidades sob a ótica do espírito imortal, de Andrei Moreira, em mais esta obra que, ao lado do livro homossexualidade sob a ótica do espírito imortal, configuram grandes contribuições da atualidade para educar-se para a alteridade. 

A sua reflexão, inicialmente voltada para a diversidade das identidades de gênero, pode aplicar-se a todos os contextos em que a pluralidade natural da vida e das vivências são escamoteadas em benefício de conveniências e padrões estabelecidos.

Vamos ao texto:

Espírito Emanoele: 

Já na primeira infância, sentia que algo em mim era diferente. Existia como que uma sensação de não pertencer ao meu corpo, embora ainda não entendesse realmente o que se passava.

Foi ainda jovem que encontrei no espelho a minha melhor amiga, já que nele podia encontrar a imagem de quem eu realmente sentia ser. Envolta em sonhos e fantasias, deixava que meus sonhos se tornassem realidade através da imagem que eu podia ver.

Hoje entendo que muito mais que a minha imaginação, era meu espírito refletido em essência. Na época, não fazia sentido e não tinha a compreensão ampla que tenho hoje. O sentimento de culpa de estar cometendo pecado simplesmente por ser assim atormentava-me todos os dias.

Não foram poucas as vezes que quis acabar com esse sofrimento atroz dando fim à minha própria existência, mas felizmente superei o desafio. Já adulta, consegui, com muito esforço, fazer as mudanças que eram possíveis à época, muito aquém do que a humanidade encontra hoje, mas para mim era algo grandioso. A sensação de bem estar que me tomou quando, então, pude me apresentar como mulher pela primeira vez, é ainda sentida no meu espírito até hoje. 

Vivi uma vida difícil, de preconceitos e discriminações, mas consegui vencer os desafios com luta e dignidade. Quando cheguei aqui, grande foi a minha surpresa ao me apresentar num corpo totalmente feminino, recordando a imagem do espelho.

Não recebi qualquer tipo de tratamento especial, simplesmente fui acolhida por ser quem eu era além das aparências físicas. Aprendi que o que provoquei no meu corpo físico não havia sido algo a ser pago ou culpado, mas uma escolha que naquele momento me fez ver a vida com mais alegria e otimismo.


Se eu pudesse deixar algo da minha experiência, gostaria de falar a todos que se permitam olhar para o outro lado do espelho e lá, talvez, não só as pessoas trans encontrem as respostas que precisam, mas toda a humanidade possa olhar para sua essência e fazer as escolhas que se identificam com algo coerente com a vida espiritual. 

Obrigada pela oportunidade. 

Do outro lado do espelho, Emanoele. 

(Aqui entenda-se 'algo coerente com a essência que a pessoa percebe em si'. Nota do Blog. Vemos essa nota como necessária porque o entendimento que se tem, por padrão, de 'vida espiritual', se baseia em ensinamentos moralistas, cheios de pesadas obrigações, que mais entristecem e 'matam' o espírito do que colaboram para que construa uma visão libertária de sua existência. A nota se faz necessária para que não se confunda a fala de Emanoele com essa concepção padronizada de vida espiritual, que via de regra se tenta enquadrar a pessoa homossexual e transexual)

 (Do outro lado do espelho, EmanoeleEssa frase final é muito interessante por que ela frisa que do outro lado do espelho era outra pessoa, era Emanoele. Linda mensagem. Nota do Blog)

Nota de Andrei Moreira sobre essa psicografia, publicada também em seu livro:

Mensagem psicografada pelo médium Marcus Ribeiro em reunião mediúnica da Amemg (Associação Médico Espírita de Minas Gerais) realizada em 31 de maio de 2017. 

Esta mensagem foi psicografada ao mesmo tempo em que a mensagem mediúnica que consta como um dos prefácios desta obra, recebida pelo médium Roberto Lúcio Vieira de Souza.

Ao começo dessa reunião, em que eu estava presente, pensei mentalmente que gostaria de ter no livro mensagens dos espíritos acerca do tema tratado. Ainda pensei em brincar com um dos médiuns para ficar atento se os espíritos teriam algo a trazer, visto que como eu já sou o autor da obra, não quis me disponibilizar como médium para o recebimento de mensagens para evitar a influência anímica.

Não exteriorizei o meu pensamento e, ao final da noite, as duas únicas mensagens psicografadas estavam destinadas ao livro, o que recebemos com muita alegria e gratidão.

Ainda havia a presença de outros espíritos que vivenciaram a transexualidade querendo escrever a sua história, mas o tempo da reunião não permitiu que isso acontecesse. Esperamos que elas ainda sejam escritas, e teremos a alegria de compartilhá-las nas próximas edições deste livro.

E nós, cá no Blog LGBTQIA+ Espíritas, ficamos no aguardo, pois tudo o que precisávamos para trabalhar a alteridade era de referências, que nos surgem através destas duas primeiras edições das obras de Andrei sobre o tema e através da própria vivência do autor no tema.


Comentários

Postagens mais visitadas