A homossexualidade (ausente) nos Evangelhos
Estudando a Homoafetividade com Andrei Moreira - A homossexualidade (ausente) nos Evangelhos
É interessante observar que nenhuma das referências à homossexualidade ou ao comportamento homossexual é encontrada na fala do Cristo, dos apóstolos ou discípulos que com ele conviveram diretamente. Isso porque o Evangelho é uma grande mensagem de inclusão, respeito e alteridade.
Para Jesus não importava o sexo, a cor, a raça, a identidade sexual ou a opção de vida dos filhos de Deus que ele socorria e amava. Sua palavra era dirigida a todo e qualquer coração interessado no despertamento espiritual para as verdades contidas na mensagem de libertação e esperança de que Ele era portador.
Buscou a Pedro na simplicidade do barco de pesca, a Mateus e Zaqueu entre os publicanos, aos leprosos no vale dos imundos, aos doentes no templo, aos endemoniados nas catacumbas. Seu amor viajou toda a Galileia:
E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias no meio do povo. (Mt 4: 23)
Dormia em casa dos discípulos, comia junto deles, participava das celebrações de sua época, frequentava o templo junto à comunidade. Lavou os pés dos discípulos, atribuição essencialmente feminina, na época, e conversou com igualdade com a mulher samaritana no poço de Jacó, como a exaltar o feminino sagrado que existe em todo ser humano, a capacidade de autonomia, de acolhimento, amorosidade e compaixão, símbolos de uma alma conectada ao Pai, fonte infinita desses mesmos atributos.
Que mestre mais inclusivo, respeitoso e alteritário que Jesus? Que referência mais perfeita para igrejas, templos, grupos espíritas e práticas cristãs que desejem servir à humanidade em uma tarefa de amor e educação?
Em Jesus se resume a mensagem de amor libertário, da teologia da inclusão, se assim podemos dizer, do acolhimento sem limites. Nele, todos cabem verdadeiramente, pois é a representação encarnada das leis divinas e do amor incondicional do Criador (MOREIRA, 2012, p. 282).
Referências
TV Espiritismo. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019
MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.
💙Gostou? 💭Compartilhe
👀 Leia também
Comentários