Normalidade e Anormalidade

 Estudando a Homoafetividade com Andrei Moreira - Normalidade e Anormalidade

A identidade afetivo-sexual não caracteriza o comportamento moral do sujeito. O estado de normalidade, como vimos, diz respeito às normas de uma determinada sociedade e cultura em um determinado contexto espaço temporal.

Aprendemos com a Doutrina Espírita, à luz da imortalidade da alma, que o homem é um ser divino criado à imagem e semelhança do Criador. Este, por sua vez, é entendido como a Inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas, e se expressa por meio de suas leis perfeitas e imutáveis, que podem ser resumidas na palavra amor.

O amor é a própria essência do Criador, e aquele que ama naturalmente O conhece ou identifica-se com Ele, em qualquer experiência. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor, afirmou João (1Jo 4:8). 
O comportamento normal ou anormal, à luz dessa realidade espiritual, passa por novas e importantes definições: A coletividade humana aprenderá, gradativamente, a compreender que os conceitos de normalidade e de anormalidade deixam a desejar quando se trate simplesmente de sinais morfológicos, para se erguerem como agentes mais elevados na definição da dignidade humana, de vez que a individualidade, em si, exalta a vida comunitária pelo próprio comportamento na sustentação do bem de todos ou a deprime pelo mal que causa com a parte que assume no jogo da delinquência.
Normalidade e Anormalidade
O indivíduo homossexual, portanto, assim como o heterossexual, é alguém capaz de comportar-se com dignidade ou indignidade na vida, e entre estes encontraremos pessoas normais ou anormais, dignas ou indignas, pois que seu comportamento na esfera social, que expressa sua visão de si mesmo e do outro, sua saúde psicológica ou a ausência desta, determinarão seu proceder e, consequentemente, sua maior ou menor aceitação pela sociedade.

Desde que identificado com o amor por si mesmo e pelo próximo, dentro de suas capacidades de cumprimento de sua proposta encarnatória, o homossexual, assim como o heterossexual, encontrará respeito, valorização, simpatia e afeto, preenchendo sua alma de sentido e significado (MOREIRA, 2012, P. 175).
homossexualidade sob a otica do espirito imortal

Referência

MOREIRA, Andrei. Homossexualidade sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2012.

💙Gostou? 💭Compartilhe

👀 Leia também

Comentários

Unknown disse…
Texto muito bem explicado.Mais pqainda existem pessoas que afirmam com tanta certeza que nós somos anormais.
Oioi.

Então, há pessoas que ainda afirmam com tanta certeza que somos anormais porque ainda não conseguem assimilar ideias diferentes do que pensam.

Veja que há leis, há direitos adquiridos, há altos escalões da intelectualidade mundial lançando no mundo ideias prol diversidade, ou seja, conforme a humanidade avança em conhecimento e capacidade de ser fraterna para com todas as diversidades que a vida apresenta, essa intolerância vai se reduzindo.

Postagens mais visitadas