A importância do pensamento e do autoconceito positivos


Oi pessoal.


A reflexão que o Blog LGBT Espírita propõe para hoje começa em torno de uma frase que se tornou muito comum em nosso cotidiano. Esta frase é: "pense positivo". 

As vezes, diante de tantos fatos ruins que cercam a nossa realidade LG, em particular, pensar positivo parece apenas uma frase de consolação sem muito sentido. Mas, em se tratando de pensar a frase no contexto espírita a coisa muda de figura. 

A galerinha do outro lado da existência, através das psicografias aos médiuns, principalmente, está empenhada em provar pra gente toda a ciência em torno de manter a mente girando em torno dos bons pensamentos, dos bons sentimentos, das intenções construtivas que ajudam a promover a nós mesmxs, axs outrxs em nossa volta, ao ambiente.

Essa primeira parte de nossa reflexão tem fundamento no livro 'Nos Domínios da Mediunidade', escrito por nosso saudoso amigo desencarnado André Luiz, em psicografia ao nosso saudoso amigo Chico Xavier. 

Neste livro apresentam pra gente a questão da sintonia que naturalmente nós, enquanto espíritos que somos, estabelecemos com o outro lado da vida, a espiritualidade. E esta sintonia se faz através das ondas mentais, em que captamos energias e nos sintonizamos com as outras pessoas, encarnadas ou desencarnadas, através da emissão de ondas mentais e da qualidade, característica e temas que cultivamos em nossos pensamentos.

Vamos trazer para você algumas citações a este respeito que estão no referido livro:



Os reflexos mentais, segundo a sua natureza, favorecem-nos a estagnação ou nos impulsionam a jornada para a frente, porque cada criatura humana vive no céu ou no inferno que edificou para si mesma, nas reentrâncias do coração e da consciência, independente do corpo físico, porque, observando a vida em sua essência de eternidade gloriosa, a morte vale apenas como transição entre dois tipos da mesma experiência, no hoje imperecível (LUIZ; XAVIER, 1994).
Nossa alma vive onde se lhe situa o coração. Caminharemos ao influxo de nossas próprias criações, seja onde for. A gravitação no campo mental é tão incisiva quanto na esfera da experiência física. Servindo ao progresso geral, move-se a alma na glória do bem. Emparedando-se no egoísmo, arrasta-se sob as trevas do mal.
A resultante visível de nossas cogitações mais íntimas denuncia a condição espiritual que nos é própria, e quantos se afinam com a natureza de nossas inclinações e desejos aproximam-se de nós, pelas amostras de nossos pensamentos. 
Se persistirmos nas esferas mais baixas da experiência humana, os (espíritos) que ainda jordaneiam nas linhas da animalidade nos procuram, atraídos pelo tipo de nossos impulsos inferiores, absorvendo as substâncias mentais que emitimos e projetando sobre nós os elementos de que se fazem portadores (...). 
Como a vida e o movimento se vinculam aos princípios de permuta, é indispensável analisar o que damos, a fim de ajuizar quanto aquilo que devemos receber. Quem apenas mentalize angústia e crime, miséria e perturbação, poderá refletir no espelho da própria alma outras imagens que não sejam as da desarmonia e do sofrimento? (LUIZ; XAVIER, 1994, p. 118).

Sobre o trecho acima, pessoal, temos o cuidado de explicar o que se quer dizer com os termos 'cogitações íntimas', 'esferas mais baixas da experiência humana', 'impulsos inferiores' e tantos outros que parecem não deixar clareza quanto ao que se quer dizer, como acontece com a palavra 'moral'. 

Em toda a literatura espírita você vai encontrar que o mal a ser combatido por nós em nós mesmxs é a tendência ao egoísmo e seus frutos e consequências, como referido no texto/vídeo ao clicar alí no link 'moral'. 

A dita "Lei" tão mencionada em toda a Literatura quando se trata de conduta humana, nada mais é que a Lei de Amor Universal, de Paz e Fraternidade Universais. A espiritualidade convida a todxs para que sejam promotorxs deste Amor Universal, combatendo em si mesmxs todas as tendências que lhe sejam contrárias. 

Gostamos de fazer este esclarecimento porque não raro correntes moralistas de pensamento em nossa sociedade interpretam os textos pela via da sexualidade, aí a coisa vira um caos, e a pior parte sobra pra gente LGBTs, que vivemos completamente fora dos padrões normativos. Ficamos mais tranquilxs ao esclarecer para vocês, a partir de nossos estudos, estes equívocos de entendimento. 

Concluindo, então, a reflexão sobre a importância do pensamento positivo, vemos que não se trata apenas de uma orientação corriqueira, trata-se da sintonia que vamos estabelecer com energias a nosso redor e com o lado espiritual da existência. Quanto mais se cultiva maus pensamentos (ódio, vingança, remoer fatos ruins e arquitetar respostas a altura) piores eles ficarão e mais angústia você vai sentir, porque pelo pensamento estabelecemos sintonia com outras pessoas pensando como nós a nossa volta. Bons pensamentos nos sintonizam com todos os bons pensamentos a volta, ok?

A segunda parte de nossa reflexão pega um gancho da primeira. Trata-se do autoconceito positivo como pilar fundamental para a autoestima. A inspiração para ela vem de um livreto produzido pela comunidade luterana chamado "Os Pilares da Autoestima". 

autoconhecimento, autoamor e autoestima

Em nossa jornada de autoconhecimento, de melhor definição de nossa identidade, podem acontecer momentos de introspecção, de baixa estima; aqueles dias em que a gente tá meio deprê, meio de bad, e só aparecem pensamentos de autodepreciação. 

Nesses momentos é interessante redirecionar o pensamento e focar na importância de construir um autoconceito positivo. vamos à citação (Faremos a adequação do original para a escrita alternativa de gêneros).


O autoconceito, ou o conceito que temos de nós mesmxs, é semelhante a um par de lentes através do qual enxergamos a realidade. Baseados no que vemos por essas lentes, escolhemos o comportamento que consideramos apropriado diante de uma situação específica.
Se as suas lentes distorcem essa situação, a conduta que você escolherá não estará de acordo com aquela que a realidade exige. Quanto mais saudável for o conceito que temos de nós mesmxs, melhores e mais precisas serão as lentes com as quais enxergaremos a realidade, e, consequentemente, mais apropriado será o nosso comportamento diante das situações que enfrentamos.
É mais ou menos como a velha história da manchinha preta em uma página branca. Algumas pessoas veem uma manchinha e concentram nela toda a sua atenção. Outras, pelo contrário, percebem um grande espaço em branco na folha e fixam o seu olhar nesse espaço. Tudo depende da pessoa que está olhando e como ela está olhando. 
 
pensar positivo

Se a visão que você tem de você mesmx é de um(a) fracassadx, então você tem grandes chances de chegar ao fracasso, não importando o quanto você deseja alcançar o sucesso. Mas, se você se enxerga como uma pessoa capaz e pronta para superar obstáculos, então você está prontx para enfrentar a vida com mais otimismo, e o seu rendimento estará muito perto do máximo.

Seja qual for a opinião que você tem a seu próprio respeito, aquela em que você concentrar os seus esforços será o principal ingrediente para você alcançar ou o sucesso em seus projetos, ou o fracasso diante dos obstáculos.
Se alguém não quiser ver e estabelecer contato consigo mesmx, não gostar da pessoa que é e não se relacionar com tudo e todxs que x rodeiam, então deverá estar preparadx para ser testemunha de seu próprio fracasso.
A experiência de olhar e ver o nosso "outro lado" completa a nossa vida e dá sentido a ela. Um sentido muito distante do que a maioria das pessoas encara como viver. Passamos a ser o que realmente somos, e não o que fingimos que somos.
A partir dessa visão que temos de nós mesmxs de forma completa, podemos entender o amor também completo, não só como emoção, mas como experiência, e assumimos o risco de ver e querer a nós mesmxs como somos, e não como gostaríamos de ser (HORA LUTERANA)

Show neh. A citação dispensa qualquer comentário.

Grande abraço e até mais.


espiritirinha de Wilton Pontes - Amizade
Espitirinha 'Amizade' de Wilton Pontes.


Referências

LUIZ, Espírito André. XAVIER, Francisco Cândido. Nos Domínios da Mediunidade. FEB, 1994, 22ª ed. copyright 1955 by.

Hora Luterana. Os Pilares da Autoestima. Potyguara Gráfica. ISBN 85-89846-44-X.

PONTES, Wilton. Amizade. Site Espitirinhas. Disponível em: <http://www.espitirinhas.com.br/2019/08/274-amizade.html> Acesso em novembro de 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas