Se seus familiares te odeiam não os odeie de volta



Sabemos que a maioria dos LGBT enfrentam problemas com os familiares. Coisas que vão desde pressões psicológicas a agressões físicas. Mas gente, com uma ajudinha do espiritismo compreendemos que não devemos pagar o mal com o mal.

O trecho abaixo foi retirado do livro Nosso Lar, escrito por Chico Xavier, ditado pelo Espírito André Luiz, e cita os perigos do ódio e as oportunidades de reconciliação através da reencarnação. Nesse trecho a gente compreende que na maioria das vezes a família é formada por espíritos que (já) tinham algum desentendimento antes, nas relações de vidas passadas, e a oportunidade que recebem de estar juntas novamente, em nova reencarnação, é para tentar mudar isso, precisando uns dos outros e ajudando uns aos outros. 

Há pessoas dentro dessas famílias que superam a situação anterior e há pessoas que não conseguem essa superação, aí surgem os atritos e ódios que tanto vemos em nossas realidades. 

o perdão liberta

O esforço de cada membro da família, à luz da Doutrina Espírita Cristã é o de buscar o bem do seu familiar, ajuda-lo a crescer e ser feliz, mesmo quando há atritos, em prol da superação gradativa dos ódios passados. O trecho de Nosso Lar que separei para ilustrar a afirmação acima é o seguinte:


Depois de padecimentos verdadeiramente infernais, pelas criações inferiores que inventam para si mesmas – redarguiu a mãe de Lísias –, vão fazer na experiência carnal o que não conseguiram realizar em ambiente estranho ao corpo terrestre. Concede-lhes a Bondade Divina o esquecimento do passado, na organização física do planeta, e vão receber, nos laços da consanguinidade, aqueles de quem se afastaram deliberadamente pelo veneno do ódio ou da incompreensão. 
Daí se infere a oportunidade, cada vez mais viva, da recomendação de Jesus, quando nos aconselha imediata reconciliação com os adversários. O alvitre, antes de tudo, interessa a nós mesmos. Devemos observá-lo em proveito próprio. Quem sabe valer-se do tempo, finda a experiência terrena, ainda que precise voltar aos círculos da carne, pode efetuar sublimes construções espirituais, com relação à paz da consciência, regressando à matéria grosseira, suportando menor bagagem de preocupações. 

Há muitos espíritos que gastam séculos tentando desfazer animosidades e antipatias na existência terrestre e refazendo-as após a desencarnação. O problema do perdão, com Jesus, meu caro André, é problema sério. Não se resolve em conversas. Perdoar verbalmente é questão de palavras; mas aquele que perdoa realmente, precisa mover e remover pesados fardos de outras eras, dentro de si mesmo (LUIZ, XAVIER, p.188)

Bjim e até o próximo post, amigxs.

Referência

LUIZ, Espírito André; XAVIER, Francisco Cândido. Nosso Lar. Federação Espírita Brasileira - FEB - Rio de Janeiro. Disponível em <http://www.espiritoimortal.com.br/espirito_imortal/nosso-lar.pdf> Acesso em 2019. 

Comentários

Postagens mais visitadas