Evolução em dois mundos: Hermafroditismo, unissexualidade, instinto sexual, monogamia


Evolução em dois mundos: Hermafroditismo, unissexualidade, instinto sexual, monogamia

O livro evolução em dois mundos é um ícone para nós dentro da literatura espírita. É nele que encontramos o relato de como as espécies diversas foram se formando na Terra com o objetivo de oferecer para o espírito 'recém nascido', digamos assim, ambientes e situações para o desenvolvimento de suas habilidades latentes, da inteligência, aquisição de conhecimento e construção/criação de si mesme, em um processo de co-criação de suas próprias estruturas de expressão.

Assim, os espíritos 'recém nascidos', neste livro e em outros da literatura espírita, denominados mônadas celestes ou princípios inteligentes, foram introduzidos nos diversos reinos da natureza, dentre as diversas outras espécies, para retirar delas experiências existenciais. 

A leitura se desenrola, ao longo dos capítulos, demonstrando os diversos passos que se deram no processo evolutivo, acompanhando as aquisições do espírito em cada uma delas e, para o blog, recortamos os trechos dedicados à evolução e a significação do sexo, do instinto sexual e congêneres. 

E por que este tema nos interessa tanto? Exatamente por que, no tocante a sexualidade, estão os maiores tabus quando se trata do binômio corpo e espírito, como se o corpo e o espírito, em matéria de sexualidade, fossem duas entidades em conflito constante, o que a leitura atenta nos diz não ser realidade.

Desmistificar esses tabus, trazendo a tona a simplicidade e a beleza da sexualidade humana/espiritual, em suas múltiplas formas de expressão, é o objetivo de debruçar sobre este tema, trazendo a tona recortes até então pouco (ou nada) valorizados/apontados/ditos em palestras, debates (denotando a real presença e extensão do tabu em todos os meios religiosos, sem exceção nem mesmo ao meio espírita).

HERMAFRODITISMO E UNISSEXUALIDADE —Examinando o instinto sexual em sua complexidade nas linhas multiformes da vida, convêm lembrar que, por milênios e milênios, o princípio inteligente se demorou no hermafroditismo das plantas, como, por exemplo, nos fanerógamos, em cujas flores os estames e pistilos articulam, respectivamente, elementos masculinos e femininos.

Nas plantas criptogâmicas celulares e vasculares ensaiara longamente a reprodução sexuada, na formação de gametos (anterozôides e oosfera) que muito se aproximam aos dos animais e cuja fecundação se efetua por meios análogos aos que observamos nestes últimos seres. 

Depois de muitas metamorfoses que não cabem num estudo sintético quanto o nosso, caminhou o elemento espiritual, na reprodução monogônica, entre as vastas províncias dos protozoários e metazoários, com a divisão e gemação entre os primeiros, correspondendo à cisão ou estrobilação entre os segundos. 

Longo tempo foi gasto na evolução do instinto sexual em vários tipos de animais inferiores, alternando-se-lhe os estágios de hermafroditismo com os de unissexualidade para que se lhe aperfeiçoassem as características na direção dos vertebrados. 

HERMAFRODITISMO POTENCIAL — Gradativamente, aparecem novos fatores de diferenciação, guardando-se, no entanto, os distintivos essenciais, como podemos identificar, ainda agora, no sapo macho adulto um hermafrodita potencial, apesar dos sinais masculinos com que se apresenta, sabendo-se que carrega na região do seu testículo, positivamente acrescido, um ovário elementar aderente, o conhecido corpo de Bidder. 

Se extirparmos o testículo, o ovário atrofiado começa a funcionar, por atuação da hipófise, conforme experimentos comprovados, convertendo-se num ovário adulto. Ocorrência inversa é verificável em cinco a dez por cento de galinhas adultas, isto é, nos indivíduos psiquicamente dispostos, das quais, se retirarmos o ovário esquerdo, também consideravelmente desenvolvido, o ovário direito, rudimentar, transubstancia-se num testículo que se vitaliza e cresce, na sua parte medular, até então inibida pelos estrogênios do ovário esquerdo.Nesse fenômeno, aumenta-se-lhes a crista, cantam tipicamente à maneira do galo e adotam-lhe a conduta sexual masculina.

Registramos esses fatos para demonstrar que entre todos os vertebrados e muito particularmente no homem, herdeiro das mais complicadas experiências psíquicas, nos domínios da reencarnação, apenas os caracteres morfológicos dos implementos sexuais estão submetidos aos princípios da genética. Isso porque não é só a figuração das glândulas sexuais que se mostra bipotencial até certo ponto, pois todo o cosmo orgânico é suscetível de reagir aos hormônios do mesmo sexo ou do sexo contrário, segundo as disposições psíquicas da personalidade. 

Meus amores e amoras, foco no último parágrafo, principalmente se você for aquela personalidade delicioooosa que as pessoas olham e se perguntam: é homem ou mulher? Menino ou menina?

"nos domínios da reencarnação apenas os caracteres morfológicos dos implementos sexuais estão submetidos aos princípios da genética. Isso porque não é só a figuração das glândulas sexuais que se mostra bipotencial até certo ponto, pois todo o cosmo orgânico é suscetível de reagir aos hormônios do mesmo sexo ou do sexo contrário, segundo as disposições psquícas da personalidade."

Gostaram? Eu adoreeei e creio que dispensa quaisquer outros comentários, deixando a ala livre para a passagem das brilhantes conclusões e reflexões que o trecho inspira. Prossigamos no livro:

Entendendo-se os recursos da reprodução como engrenagens e mecanismos de que o Espírito em evolução se vale para a plasmagem das formas físicas, sem que os homens lhe comprovem, de modo absoluto, as qualidades mais íntimas, é fácil reconhecer que as glândulas sexuais e seus hormônios exibem efeitos relativamente específicos. 
Inegavelmente, o ovário e os hormônios femininos se responsabilizam pelos distintivos sexuais femininos, mas podem desenvolver alguns deles no macho, prevalecendo as mesmas diretrizes para o testículo e os hormônios que lhe correspondem. 
Isso é claramente demonstrável nos experimentos de castração, enxertos e injeções hormonais, porqüanto, apesar de a ação sexual específica do testículo e do ovário apresentar-se como fato indiscutível, a gônada, refletindo os estados da mente, herdeira direta de experiências inumeráveis, eventualmente produz certa quantidade de homtênios beterossexuais e, da mesma sorte, ainda que os hormônios sexuais se afirmem com atividade específica intensa, em determinados acontecimentos realizam essa ou aquela ação em órgãos do sexo oposto. Esses são os efeitos heterossexuais ou bissexuais das glândulas ou dos hormônios.  
ORIGEM DO INSTINTO SEXUAL — Todas as nossas referências a semelhantes peças do trabalho biológico, nos reinos da Natureza, objetivam simplesmente demonstrar que, além da trama de recursos somáticos, a alma guarda a sua individualidade sexual intrínseca, a definir-se na feminilidade ou na masculinidade, conforme os característicos acentuadamente passivos ou claramente ativos que lhe sejam próprios. A sede real do sexo não se acha, dessa maneira, no veículo físico, mas sim na entidade espiritual, em sua estrutura complexa 
E o instinto sexual, por isso mesmo, traduzindo amor em expansão no tempo, vem das profundezas, para nós ainda inabordáveis, da vida, quando agrupamentos de mônadas celestes se reuniram magneticamente umas às outras para a obra multimilenária da evolução, ao modo de núcleos e eletrões na tessitura dos átomos, ou dos sóis e dos mundos nos sistemas macro-cósmicos da Imensidade.  
Por ele, as criaturas transitam de caminho a caminho, nos domínios da experimentação multifária, adquirindo as qualidades de que necessitam; com ele, vestem-se da forma física, em condições anômalas, atendendo a sentenças regeneradoras na lei de causa e efeito ou cumprindo instruções especiais com fins de trabalho justo.

Neste trecho é interessante parar e tecer comentário sobre as afirmadas 'particularidades anômalas'. No espiritismo clássico trechos como este foram - e ainda são - utilizados para desfechar conclusões homotransfóbicas, a partir do juízo de valor negativo que a sociedade nos atribuiu ao longo do tempo pós cultura grega (no período prevalecente grego a diversidade encontrava mais amplos campos de manifestação/cidadania). 

Hoje, em meios espíritas mais esclarecidos, comprometidos com um estudo livre de preconceitos, já se questiona o teor homotransfóbico que trechos como este inspirou, concluindo que tanto nós, pessoas encarnadas, quanto eles, espíritos desencarnados que nos ditam os textos através da psicografia, somos pessoas em processo de aprendizagem e aquisição de saberes, cuja forma de pensar a atribuir significados está em andamento. Assim sendo, o consenso gira em torno do fato de que a homotransfobia na sociedade precisa ser atacada e revertida, para que os juízos de valor negativos não influenciem na interpretação e na aplicabilidade dos textos psicografados. Continuemos no livro:

O sexo é, portanto, mental em seus impulsos e manifestações, transcendendo quaisquer impositivos da forma em que se exprime, não obstante reconhecermos que a maioria das consciências encarnadas permanecem seguramente ajustadas à sinergia mente-corpo, em marcha para mais vasta complexidade de conhecimento e emoção. 
(...) a monogamia é o clima espontâneo do ser humano, de vez que dentro dela realiza, naturalmente, com a alma eleita de suas aspirações a união ideal do raciocínio e do sentimento, com a perfeita associação dos recursos ativos e passivos, na constituição do binário de forças, capaz de criar não apenas formas físicas, para a encarnação de outras almas na Terra, mas também as grandes obras do coração e da inteligência, suscitando a extensão da beleza e do amor, da sabedoria e da glória espiritual que vertem, constantes, da Criação Divina.  
ALIMENTO ESPIRITUAL — Há, por isso, consórcios (casamentos, uniões) de infinita gradação no Plano Terrestre e no Plano Espiritual, nos quais os elementos sutis de comunhão prevalecem acima das linhas morfológicas do vaso físico, por se ajustarem ao sistema psíquico, antes que às engrenagens da carne, em circuitos substanciais de energia. 
(...) o instinto sexual não é apenas agente de reprodução entre as formas superiores, mas, acima de tudo, é o reconstituinte das forças espirituais, pelo qual as criaturas encarnadas ou desencarnadas se alimentam mutuamente, na permuta de raios psíquico-magnéticos que lhes são necessários ao progresso. 

Pára tuuuudo e foco no parágrafo. Olhe aí a menção direta na coleção André Luiz a uniões homoafetivas tanto no plano físico como no plano espiritual: "consórcios nos quais os elementos sutis de comunhão prevalecem acima das linhas morfológicas do vaso físico, por se ajustarem ao sistema psíquico..." (p. 78) . Feshow beichas, feshow rsrsrs. Vão se amar e ser felizes! E lembrem-se da máxima: não faça com ninguém o que não gostaria que alguém fizesse com você.

Beijos e até o próximo post.

Referência

LUIZ, André (Médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira). Evolução em dois mundos. [S.I] disponível em: <http://bvespirita.com/Evolucao%20em%20Dois%20Mundos%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20e%20Waldo%20Vieira%20-%20espirito%20Andre%20Luiz).pdf> acesso em 10/2021.


 

 

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