Como se dirigir a pessoas não binárias


Gente, o texto de hoje vai falar sobre formas de tratamento.

Como estamos em um mundo que foi padronizado na forma binária e cisnormativa, os pronomes de tratamento correntes e padrões para gêneros são apenas "ELE" e "ELA". 

Muitas pessoas trans se descobrem como pertencentes a uma dessas duas identidades de gêneros (padronizado masculino ou padronizado feminino), se enquadram a elas através das vestes, dos hábitos e papeis, da hormonização e cirurgias de redesignação (algumas, nem toda pessoa trans sente essa necessidade). 


Mas o que fazer com aquelas pessoas que, depois de um processo de autoconhecimento, se descobrem não binárias? 

Vamos entender um pouco o que são pessoas não binárias... 

o texto original ta aki, ó: 

Não-binário é um dos muitos termos usados para descrever pessoas cuja identidade de gênero não é nem inteiramente masculina nem inteiramente feminina. Os indivíduos que são não-binários podem usar outros termos também como o agênero, queer, ou genderqueer.
Muitas pessoas não-binárias não usam os pronomes ele ou ela porque não se sentem bem. Outras pessoas podem usar ele ou ela, mas ainda não sentem internamente que são inteiramente masculinas ou femininas.
Para mais informações sobre pessoas transgênero e o movimento trans, confira o Centro Nacional de Igualdade Transgênero.


A pessoa não binária vai adotar uma aparência conforme seu gosto individual, seja de uma forma que "parece homem" ou de uma forma que "parece mulher", ou daquela forma que muitos olham e perguntam "o que é isso?" (kkkkkkk) Eu posso falar, sou do meio (he he he). 

As pessoas em redor poderão entender que aquele estilo se assemelha aos homens, ou se assemelha a mulheres, ou mistura caracteres de ambos ou busca se diferenciar de todos, enfim, é algo pessoalíssimo. 

O fato é que, quando você se dirige a uma pessoa não binária, tratando-a de acordo com o sexo biológico ou de acordo com a impressão que você tem do estilo que a pessoa gosta e cultiva, vai cometer gafe e causar desconforto.

Se a pessoa se afirma não binária não a trate por ELE ou ELA. Não se dirija com afirmações como "LINDA", "LINDO".

Como se dirigir a pessoas não binárias
Tá, mas nas relações a gente precisa falar com as pessoas, trocar direcionamentos e tal, como vai ser isso? Olha, ainda não existe uma terceira via alternativa ao "binarismo". Há diversas opções em discussão e sem dúvida em alguns anos teremos uma nova forma de tratamento para as pessoas intersexos, agêneras, não binárias, enfim, todas aquelas que não se sentem confortáveis nos termos ELE ou ELA. 

MASSSSS.... (tem contexto que adoro uma mas. Rsrsrsrsrs). Mas, uma possibilidade super válida entre familiares e amigos de pessoas não binárias tem sido termos neutros, verbos no infinitivo e constrruções de linguagem que não exprimem gênero.

EXEMPLOS.

Caso 01 - João é cisgênero, se identifica como ELE: 
FRASE 01: João, você será coordenador de torcida neste ano.

CASO 02 - Maria é cisgênera e se identifica como ELA.
FRASE 02 - Maria, você será coordenadora de torcida neste ano.

CASO 03 - João é transgêro, usa nome social e aparência de Maria e se identifica como ELA.
FRASE 03 - Maria, você será coordenadora de torcida neste ano.

CASO 04 - Maria é transgênero, usa nome social e aparência de João, se identifica como ELE.
FRASE 04 - João, você será coordenador de torcida neste ano.

CASO 05- João é transgênero e se afirma pessoa não binária, usa o nome de João mesmo e um apelido neutro que gosta muito.
FRASE 05 (IDEAL) - João, você irá coordenar a torcida neste ano.

CASO 06 - Maria é transgênero e se afirma pessoa não binária, usa  o nome de registro e um apelido neutro que gosta muito.
FRASE 06 (IDEAL) Maria, você irá coordenar a torcida neste ano.

Perceberam? É assim que trato amigos que se afirmam não binários. Usa-se o nome que a pessoa adotou, seja o seu de registro, um apelido ou nome social neutro, e construções de linguagem que não exprimem gênero.

Espero ter contribuído.

Abraços.


Comentários

Postagens mais visitadas