Conheça a ti mesmx

NOTA ANTECEDENTE: Lembrando, pessoal, que o teor 'moral' dessa mensagem diz respeito a julgar a si mesmx quanto aos valores que assume diante da vida. Sendo esses valores a postura positiva, otimista, voltada para 'o bem' diante de si mesmx, de amigos, de pessoas que te cercam e da vida como um todo ao invés de negatividades, grosserias e ódio. É importante frisar isso por que a comunidade LG não aguenta mais os discursos religiosos/espirituais que vem meter o dedo na sexualidade alheia quando tenta abordar discursos 'morais'. 

Em espiritismo, moral nada tem a ver com os tradicionais moralismos (a menos que um e outro palestrante assim resolva repassar seus discursos). Avanço moral significa, no espiritismo, tendência 'ao bem' maior que tendência 'ao mal' e isso está ligado à Lei de Amor, ou seja, tendência ao bem é amar mais que odiar, a si mesmx e aos demais em volta, ok? Bora ao texto agora. 

Esse texto é uma adaptação da mensagem contida no Livro dos Espíritos, Livro III, cap. XII, perfeição moral.

blog lgbt espírita. Mensagem conheça a ti mesmx.JPG
Ao final de cada dia interrogue a sua consciência. Aquele que, a cada noite, se lembrar de todas as ações da jornada e se perguntar o que fez de bem ou de mal, pedindo a Deus e ao seu 'anjo guardião' (mentor, protetor, guia, como queira denominar) para esclarecê-lx, adquirirá uma grande força para se aperfeiçoar, por que Deus te assistirá. Questione, portanto, e se pergunte o que fez e com que objetivo agiu em tal e tal circunstância; se fez uma ação que você censura que outras pessoas te façam. 
O conhecimento de si mesmx, portanto, é a chave do progresso individual. Mas, você pode dizer, como me julgar? O amor próprio não acaba tendo a função de desculpar e amenizar as faltas? O avarento se acredita simplesmente econômico e previdente; o orgulhoso crê não haver nada mais que dignidade. 
Isso é verdade, mas você tem um meio de controle que não pode te enganar: quando tiver indecisx sobre o valor de uma de suas ações, pergunte a si mesmx como a qualificaria se tivesse sido feita por outra pessoa; se a censuraria nos outros ela não pode ser mais legítima quando feita por você".

Comentários

Postagens mais visitadas