Saiba se o espiritismo usa velas, sacrifícios e oferendas: questão 13



QUESTÃO 10- O Espiritismo acredita nos princípios cristãos?

Como já dissemos, Jesus é a maior referência do Espiritismo. Não se trata de crença, mas de absoluta sintonia com os ensinamentos do mestre da humanidade, como regra de orientação para que todos nós alcancemos a felicidade, através do nosso próprio esforço.

QUESTÃO 11 - Bem, se acredita em Jesus, considera os apóstolos como santos?

Os apóstolos são colaboradores de Jesus. Santo é uma expressão utilizada para definir alguém que já alcançou elevado estágio de amadurecimento e bondade, representando a grandeza de Jesus. A palavra pouco importa, o que vale é o nível moral daquele a quem consideramos. Em muitas crenças, essas personalidades são representadas por imagens ou estátuas, mas o que vale e permanece são o estágio moral e o exemplo de vida.

QUESTÃO 12 - Velas ou imagens são utilizados no espiritismo?

O espiritismo não utiliza qualquer tipo de artefato ou recurso material para representar sua prática, que é toda voltada ao sentimento de amor e caridade. Nenhum ritual ou apetrecho material, ou mesmo imagens representativas, são utilizados na prática espírita.

QUESTÃO 13 - Oferendas ou sacrifícios fazem parte do espiritismo?

Não há qualquer tipo de sacrifício ou de oferenda, exceto o sacrifício do orgulho, do egoísmo e da vaidade, buscando a melhoria moral e o bem do próximo.

QUESTÃO 14 - Se não há nenhum recurso material como faço para rogar auxílio?

Através da prece humilde e sincera. É a sintonia pelo pensamento, pelo sentimento, que estabelece as condições. O espiritismo preconiza o desapego dos recursos materiais pois quando desencarnarmos não irá nenhum material conosco, a única coisa que levaremos é a nossa bagagem interior.

QUESTÃO 15 - O que é reencarnação?

É o processo sábio das leis de Deus, que estabelecem um dinâmico processo de evolução e aperfeiçoamento aos espíritos, que somos todos nós. A reencarnação também é, antes de tudo, a caridade de Deus para conosco, seus filhos, abrindo contínuas oportunidades de amadurecimento e aprendizado e, ao mesmo tempo, de reparação de nossas faltas.
Renascemos com a bênção do esquecimento para que não fiquemos travados pela consciência de culpa e outro traumas. A reencarnação altera o panorama e a perspectiva do espírito, possibilitando-lhe recomeçar de onde se equivocou, reparando seus erros e continuando a amadurecer nas experiências, crescendo constantemente

Sobre essa última questão gosto de ampliar a reflexão sobre a reencarnação no sentido de afirmar que a evolução não atropela a si mesma. O ciclo das reencarnações naturalmente fazem parte do processo evolutivo, uma vez que os espíritos são criados simples e com todas as potencialidades latentes, para se desenvolver ao longo das encarnações.

Essa reflexão se faz necessária porque se popularizou a ideia de que o espírito reencarna por carmas. E não é isso. Nõ é um carma que traz o espírito à reencarnação e sim o seu próprio processo de crescimento pessoal, ainda que não tivesse erro algum a reparar. Teria aprendizados a completar e isso o faria reencarnar, ok bees?

blog lgbt espirita. 42 questões sobre o espiritismo.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas