Saiba o que é 'tomar passe' na Fraternidade Espírita: questão 30



QUESTÃO 28 – O que é um centro espírita?

É um casa de oração e auxílio com Jesus, cuja finalidade é o estudo e a prática do espiritismo. É uma instituição voltada para a educação, aplicação da caridade em toda sua amplitude e das mais diversas maneiras, proporcionando o desenvolvimento moral, a fraternidade e a divulgação da doutrina dos Espíritos.

QUESTÃO 29 – Se eu for a um centro espírita, os espíritos vem conversar comigo? Dizer o que devo ou não fazer?

Os espíritos conversam conosco de diversas maneiras, através de uma pessoa que solicita ajuda, de um desconhecido que sorri, de um amigo do cotidiano, ou através das páginas de um livro, etc. eles nunca dizem o que devemos ou não fazer, mas nos oferecem subsídios para aprendermos a amar e escolher os melhores caminhos.

QUESTÃO 30 – O que é “tomar passe”?

É receber como que uma transfusão de energias, que são conjugadas pelo esforço do aplicador de passes e dos espíritos benfeitores envolvidos na tarefa. O passe tem por finalidade restituir o equilíbrio psicossomático da criatura, acalmando-a para que possa resolver, com mais clareza de ideias, os seus mais variados problemas do cotidiano.

QUESTÃO 31- O passe elimina o tratamento médico?

O espiritismo é a fé raciocinada e, sendo assim, a prática espírita nunca recomenda eliminar o tratamento médico. A recepção de passes não dispensa a experiência e os recursos da medicina.

QUESTÃO 32 – No passe, as pessoas vão tocar em mim?

Não há qualquer necessidade do toque de mão na pessoa que vai se beneficiar com o passe.

QUESTÃO 33 – Para “tomar” passe é preciso ser espírita?

De forma alguma. O espiritismo não deseja transformar as pessoas em espíritas, mas, sim, proporcionar a elas os ensinamentos necessários sobre a vida, a fim de que, com o próprio raciocínio, possam planejar ou escolher uma rota em direção ao bem e à felicidade. O mais importante é ser cristão, ou seja, seguir os ensinamentos de Jesus.

QUESTÃO 34 – Então o passe é um tratamento espiritual que depende do modo de vida e dos hábitos que tenho?

De nada vale receber o passe se continuarmos preguiçoos, negligentes ou maledicentes e não nos esforçarmos pelo perdão ou pela melhora moral. De que vale receber passe se continuarmos a nos revoltar com as dificuldades da vida, a insultar os nossos semelhantes e a persistir nos vícios? Nossa postura moral é vital para os efeitos positivos do passe. Ele é de grande benefício no momento em que o recebemos, mas seus efeitos posteriores dependem de nossa conduta e comprometimento.


Comentários

Postagens mais visitadas