Sexo, masculinidade e feminilidade nos Espíritos



Gente, ler os livros de Chico Xavier (psicografias ditadas por seus amigos espirituais) é sempre uma viagem super interessante, que te prende até a última gota de atenção. E dentre as narrativas de fatos do mundo espiritual há grandes lições dadas por entidades um pouquinho superiores a nós que estamos encarnados.

citaçao do livro no mundo maior - chico xavier
Temos anotado essas lições, agora, da leitura da Coleção André Luiz. Aí a questão foi: se são citações tão interessantes, por que não levar pro pessoal no Blog? Assim, vamos lá. O texto de hoje está no livro 'No mundo Maior"; é o quinto livro da Coleção André Luiz. 

Resolvi trazer recortes desse livro, antes de trazer recortes dos quatro primeiros, pela relevância que apresenta para nossa comunidade no tocante ao tema sexo, masculinidades e feminilidades. Como este capítulo de livro é extenso e rico em temas diversos, recortei-o em duas postagens, sendo esta a primeira.

Enquanto via de regra o sexo é julgado pelas religiões como 'fraqueza da carne', vivido somente para reprodução por alguns e como algo sujo por tantos (mulheres principalmente), imersos em tabus religiosos ao longo da história, diversos recortes da literatura espírita trata o sexo em sua naturalidade, simplicidade, e as questões sexuais de forma a aliviar o coração e a consciência, uma vez que nos esclarece que o sexo é fenômeno da alma e a forma como se vive a sexualidade depende também do estágio de evolução das coletividades em cada momento histórico e não apenas de cada um de nós. 

São lições que passam despercebidas e são descobertas apenas quando você se aventura a buscar o conhecimento por conta própria. É como sempre recomendamos aqui no blog: tenha a curiosidade de ler. Se querem aprender, conhecer, aprofundar, não fiquem apenas digerindo palestras porque elas estão recheadas do ponto de vista, da interpretação e muitas vezes da conveniência do palestrante. 

É válido lembrar sempre, gente, que em matéria de sexo, como em qualquer outro campo, o que se ensina é o trato ético ao outro e seus sentimentos, seus anseios e expectativas. O que pesa para a consciência do espírito é ter prejudicado outro.

O texto que segue é ditado pelo espírito André Luiz a Chico Xavier e trata-se de uma palestra que André Luiz presenciou no plano espiritual sobre o sexo. 

 Neste recorte o palestrante espiritual esclarece que a sede do sexo é a alma e não o corpo. 


"Agora, que nos distanciamos das imposições mais rijas da forma, sem nos libertarmos, contudo, dos ascendentes fundamentais de suas leis, que ainda nos subordinam as manifestações, compreendemos que os enigmas do sexo não se reduzem a meros fatores fisiológicos.
Não resultam de automatismos nos campos da estrutura celular, quais aqueles que caracterizam os órgãos genitais masculinos e femininos, em verdade substancialmente idênticos, diferenciando-se unicamente na expressão de sinalética. 
A este respeito formulamos conceitos mais avançados. Se aí residem forças procriadoras dominantes, atendendo aos estatutos da natureza terrestre, reguladores da vida física, temos, na inquietação sexual, fenômeno peculiar ao nosso psiquismo, em marcha para superiores zonas da evolução.
(...) a sede do sexo não se acha no corpo grosseiro (esse termo, corpo grosseiro, é usado para se referir ao nosso corpo carne em oposição ao nosso corpo espiritual, ok?), mas na alma, em sua sublime organização.

Neste segundo trecho o palestrante espiritual fala sobre masculinidades e feminilidades:

Na esfera da crosta, distinguem-se homens e mulheres segundo sinais orgânicos, específicos. Entre nós, prepondera ainda o jogo das recordações da existência terrena, em trânsito, como nos achamos, para as regiões mais altas; nestas sabemos, porém, que feminilidade e maculinidade constituem característicos das almas acentuadamente passivas ou francamente ativas.
Comprendemos, destarte, que na variação de nossas experiências adquirimos, gradativamente, qualidades divinas, como sejam a energia e a ternura, a fortaleza e a humildade, o poder e a delicadeza, a inteligência e o sentimento, a iniciativa e a intuição, a sabedoria e o amor, até lograrmos o supremo equilíbrio em Deus (LUIZ; XAVIER, P. 154-168)
Assim, esse segundo trecho deixa claro algo que em nossa comunidade experimentamos constantemente: feminilidade e masculinidade independem da sinalética genital. 

Não está no corpo, está na forma como nos expressamos. E expressar-se é trazer para fora o que somos. É trazer o que acumulamos em nossas experiências como espíritos eternos, que passou pelas fileiras das encarnações ora como homens e ora como mulheres, acumulando em nosso ser íntimo, em nossa consciência, as características já adquiridas.



Referência

LUIZ, Espírito André; XAVIER, Francisco Cândido. No Mundo Maior. Federação Espírita Brasileira-FEB. Disponível em <http://www.espiritoimortal.com.br/espirito_imortal/no-mundo-maior.pdf>. Acesso em 2019.

citação do livro no mundo maior - chico xavier

Comentários

Postagens mais visitadas