O que vou pegar se eu for no Centro Espírita: nada
O centro espírita é escola de almas. Nada lá é perigoso, principalmente se estivermos com os sentimentos de compaixão em busca de confiança na vida. Não é no centro espírita que se “pega” alguma coisa, como propôs a pergunta, mas em qualquer lugar onde permanecermos com os costumeiros vícios que nos conectam à negligência ou à perversidade moral.
(adendo do blog: Em espiritismo, moral nada tem a ver com os tradicionais moralismos (a menos que um e outro palestrante assim resolva repassar seus discursos). Avanço moral significa, no espiritismo, tendência 'ao bem' maior que tendência 'ao mal' e isso está ligado à Lei de Amor, ou seja, tendência ao bem é amar mais que odiar, a si mesmx e aos demais em volta, ok?)
QUESTÃO 36 – No Centro Espírita as pessoas vão ver o meu futuro?
Não é da prática espírita a previsão do futuro. O Centro Espírita, através da divulgação e do estudo do espiritismo, oferece orientações para que nosso futuro seja de tranquilidade e felicidade moral, pois é ali que aprendemos – na constância que possamos nos dedicar – a entender o dinâmico processo da evolução humana e seus desdobramentos.
QUESTÃO 37 – O Centro Espírita exige algum tipo de pagamento?
Na prática espírita e, portanto, no espiritismo, não há nenhum tipo de pagamento por serviços prestados ou oferecidos.
QUESTÃO 38 - Todas as religiões tem um livro de referência. É assim com a Bíblia, o torá, etc. Qual é o livro "sagrado' do espiritismo?
Não há um livro 'sagrado'. O espiritismo nos trouxe a chave para melhor interpretar e entender os ensinamentos antepassados, de forma ampla e raciocinada, sem ferir os princípios de respeito e liberdade que professa, não impondo nada a ninguém.
Em O evangelho segundo o espiritismo, encontraremos entendimento para muitos de nossos problemas, sendo a referência em termos morais do espiritismo e cuja base é o evangelho de Jesus.
QUESTÃO 39 - E qual é o seu maior mandamento?
A síntese apresentada por Jesus: o amor a Deus e ao próximo como a si mesmo, referendada, na prática, pela máxima de que "fora da caridade não há salvação", entendida a caridade não apenas como doação material, mas a doação de si mesmo em favor da felicidade alheia, portanto, num conceito ampliado de caridade em todos os sentidos.
Buscando ser hoje melhor do que ontem, e amanhã melhor do que hoje, lutando sempre contra os vícios e as más paixões (ódio, ira e congêneres).
QUESTÃO 40 - Qual é a posição do espiritismo perante as outras religiões?
De imenso respeito, considerando-as como escolas que atendem às diversas necessidades dos seres humanos. O homem não é diferente, melhor ou pior por ser ateu ou pertencer a esta ou àquela religião, ou até mesmo por sua raça, cor, nível social ou cultural.
O homem só será melhor quando lutar com todas as forças, dia após dia, para retirar o orgulho e o egoísmo de seu coração e deixar que a caridade e a humildade façam parte de sua vida.
QUESTÃO 41 - Então, qual o propósito do espiritismo?
A felicidade e a paz interior. E, para atingi-la, dependemos de nossa transformação moral. estamos iniciando um processo de evolução espiritual, Jesus é o nosso modelo.
Todos erramos, errar é um fenômeno natural do espírito ignorante que ainda somos, em aprendizado constante, mas reabilitar-se do erro é um dever ético; todos caímos, mas nos levantarmos da queda é o impositivo da evolução.
Vivemos dias tumultuosos, dias difíceis, que nos instigam a sair do caminho cristão, por isso vale lembrar que o espiritismo é Jesus voltando pra nos reabilitar, é a fé raciocinada e pura para nos instruir sobre a continuidade da vida e de nossas responsabilidades, para não nos abalarmos perante as dificuldades e termos a coragem de fazer o bem, de aplicar ao próximo e a nós mesmos o amor que Jesus nos ensinou, compreendendo que somos todos espíritos em evolução, muito longe da perfeição e do modelo de Jesus.
Por isso, o objetivo essencial do espiritismo é a melhora moral (escolha pelo bem) do indivíduo, pois, a medida que nos melhorarmos interiormente, o mundo também melhorará.
QUESTÃO 42- Se quiser saber mais sobre o espiritismo, o que devo ler?
As obras de Allan Kardec, a saber: O Evangelho segundo o espiritismo, O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Céu e o Inferno e A Gênese, entre outras de sua autoria.
O leitor encontrará, também, farto material de aprimoramento moral e real aprendizado dos princípios espíritas, lendo e estudando as obras assinadas pelos espíritos Emmanuel e André Luiz, na psicografia de Francisco Cãndido Xavier, o Chico Xavier, cuja biografia é igualmente rica de ensinamentos morais.
Comentários