Saiba qual o sentido do trabalho para os espíritas

 


Olá pessoal. Tudo bem com vocês?

Mais um tema que, em primeiro olhar, parece corriqueiro, mas que, analisado a fundo não o é: o trabalho. Quando se fala em trabalho a gente logo imagina o nosso emprego, a atividade remunerada que todos exercemos para garantir a sobrevivência material.

Mas, em termos espíritas (filosóficos), a palavra trabalho tem dimensões muito mais amplas, abrangendo tudo o que somos capazes de fazer ao longo de nossa vida, tanto encarnados como quando desencarnamos. Trabalho, portanto, é todo o nosso fazer.

Através da psicografia os mentores espirituais sempre disseram da importância do trabalho para o desenvolvimento das habilidades latentes no interior de cada um(uma, une) de nós. Assim, quanto mais atividades diversificadas você executa ao longo da sua vida, maior o rol de habilidades que incorporou, ou despertou, em seu espírito.

Essas habilidades vão muito além de aprender técnicas. Enquanto se executa técnicas desenvolvem-se em segundo plano (rsrsrs, me lembrei das funções em segundo plano dos apps) de nossa consciência as virtudes: a paciência, o amor, positividade, perseverança; desenvolvem-se a concentração e a boa introspecção; o raciocínio se habilita atingindo graus cada vez mais complexos; a inteligência, por consequência, se amplia e se aprimora.

Por isso percebemos que há ganhos muito além do financeiro em cada minuto que nos mantemos ocupades com coisas úteis, aprendendo sempre, incorporando valores (éticos) ao patrimônio de nosso espírito.

Por aí também se deduz que se algo está dando muito trabalho, aguenta!!! Rsrsrs. Pois aí reside uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades. A situação aparece no momento exato em que a criatura está pronta para desenvolver-se um pouco mais, e são aplicados os recursos pedagógicos que a levarão a esta subida de degrau.

Ao lidar com um trabalho difícil (seja no campo da empregabilidade mesmo, seja nas demais atividades do dia a dia, no desenvolvimento de projetos pessoais, ou outros no campo do seu fazer cotidiano...), caminhe no seu ritmo e tenha momentos de descanso, de pausa, para analisar, refletir, planejar, se recompor. 

Sempre que sentir cansaço, faça uma pausa para descanso. Continuar algo quando o cansaço nos bate faz com que corramos o risco de mudar o nosso projeto de ações para torna-lo "mais fácil", o que sempre é prejuízo para a ideia original, para aquilo que foi almejado láááá no começo, quando iniciamos o trabalho em uma construção pessoal.

E, por fim, não tenha pressa. A pressa é outra que sabota os nossos melhores planejamentos. Plantou? Regou? Adubou? Aguarde (mas aguarde de olho, caso surjam pragas, parasitas, mudanças de tempo... o que requer novas ações para cuidar do que você semeou).

Então, é isso! Trabalho é a metodologia através da qual os espíritos se desenvolvem, tanto encarnados como desencarnados. E trabalho é todo o nosso fazer: técnico, ético, intelectual.

Abraços e até mais

Comentários

Postagens mais visitadas