O que os livros Amor, imbatível amor e Encontro com a paz e a saúde- Joana de Ãngelis- tem a ver com o tema LGBT


Desde o ano de 2017 iniciamos uma coletânea de material produzido pelo espiritismo que colabora para uma educação para a diversidade, para a alteridade, contribuindo assim para que a nossa comunidade (LGBTQIA+) encontre junto a esse segmento filosófico/científico/religioso, um espaço para a vivência de nossa espiritualidade, adentrando-o exatamente da forma como somos e nos relacionamos. 

As reflexões de nosso Blog caminham na linha de raciocínio destas construções novas, e as postagens vem para o Blog conforme nos deparamos com os temas afins, na sequência de nossas leituras, voltadas para a alimentação pessoal de espiritualidade e, ao mesmo tempo, para construção deste espaço. Afinal de contas, compartilhar o que vamos descobrindo em matéria de espiritismo é um prazer.

Os livros de Joana de Ângelis são recheados de textos que nos auxiliam a refletir sobre as situações do dia a dia, sobre o nosso universo psicológico, e, a partir da reflexão, orientar as nossas ações rumo a melhoria de nossa qualidade de vida interior. 

A mensagem de Joana busca sempre levar a pessoa ao prazer de viver, a superação de castrações emocionais, ao encontro consigo mesmas de maneira positiva, amorosa e, principalmente, busca elevar as pessoas à condição de seres plenos, felizes.

Trouxemos para a reflexão o livro Amor, imbatível amor, uma contribuição de Joana de Ângelis ditada ao médium Divaldo Franco no ano de 1998. 

Este livro, para pessoas do meio LGBT que não conhecem ainda a linha de tempo dos escritos de Joana, pode assustar pela supervalorização do amor heterossexual e do sexo reprodutivo.  Em um trecho a autora diz o seguinte: "o amor é o doce enlevo que embriaga de paz os seres e os promove aos píncaros da auto-realização, estimulando o sexo dignificado, reprodutor e calmante" (ANGELIS, 1998)

A sua retratação de pensamento para uma linguagem inclusiva se dá em psicografia do ano de 2007, no livro Encontro com a paz e a saúde, em que esta afirma a homossexualidade como natural e diz que o amor se apresenta dignificado não apenas nos relacionamentos heterossexuais. 

A interiorização do sentimento de amor depois de trabalhado com esmero, expande-se dignificante e rico de bênçãos em todas as áreas do comportamento humano, não apenas expressando-se elevado nos relacionamentos heterossexuais. (ANGELIS; FRANCO, 2007, p. 88)
A partir disto passamos a ter mais um suporte no referencial teórico  espírita para trabalharmos o tema amor, sexo e sexualidade sob a ótica da diversidade e da alteridade. 

Dica bees: não leia referências antigas sem ter buscado antes as atuais, ok? O saber é progressivo. Você pode se angustiar a toa ao ler referências antigas. E tem muita bizarrice publicada ainda, creia!! Tanto através de livros, como material educativo, como palestras ou aulas em áudio e vídeo. Cabe a todas as pessoas que se interessam por promover a diversidade fazer o contraponto, demonstrando o quanto o saber já evoluiu.

Esta postagem, comentando o livro Amor, imbatível amor, em paralelo ao livro Encontro com a paz e a saúde, tem o propósito de chamar a atenção para a promoção do progresso do conhecimento no meio espírita, a medida que amadurecemos como espíritos e somos capazes de abrir espaços em nossas mentes para o novo que o progresso espiritual representa.

Quando, no meio espírita, os textos claramente contrários a diversidade são mais valorizados que outros prol diversidade, percebe-se o deliberado fechamento de quem conduz as atividades em um único ponto de vista. Infelizmente esta atitude deixa de elevar as nossas identidades e a nossa forma de amar aos patamares de dignidade que o espiritismo em essência nos credita, dos tempos remotos aos atuais.

A título de ilustração da afirmativa acima e encerramento deste texto, traremos mais uma referência prol diversidade no meio espírita:

Trecho da obra Sexo e Destino, psicografia do Espírito André Luiz a Chico Xavier CAP. 09.

André Luiz, então Espírito habitante da colônia Nosso Lar, conversa com grupo de amigos do Instituto da Sexualidade, onde a espiritualidade de Nosso Lar estuda a temática sexual.

[...] Vaticinou que a Terra, a pouco e pouco, renovará princípios e conceitos, diretriz e legislação, em matéria de sexo, sob a inspiração da Ciência, que situará o problema das relações sexuais no lugar que lhe é próprio. Empenhou-se a repetir que na Crosta Planetária os temas sexuais são levados em conta, na base dos sinais físicos que diferenciam o homem da mulher e vice-versa; no entanto, ponderou que isso não define a realidade integral, porquanto, regendo esses marcos, permanece um Espírito imortal, com idade às vezes multimilenária, encerrando consigo a soma de experiências complexas, o que obriga a própria Ciência terrena a proclamar, presentemente, que masculinidade e feminilidade totais são inexistentes na personalidade humana, do ponto de vista psicológico.
Boa leitura e boa reflexão a todxs.

Gravura: Montagem inclusiva de uma ilustração para Amor. Criação do Blog
Fonte das imagens: Google Imagens

Referências

Ângelis, Joana de. Franco, Divaldo. Amor, imbatível amor, 1998. Disponivel em:<https://drive.google.com/file/d/0B9CFzVtKHMeYWmV1a3A0UUdRS0E/view> acesso em out. 2020

______. Encontro com a Paz e a Saúde. Editora Leal, 2007. Disponivel em<http://files.comunidades.net/portaldoespirito/Joanna_de_Angelis__Encontro_com_a_Paz_e_a_Saude.pdf> Acesso em 09/2016.



Comentários

Postagens mais visitadas