Uma síntese da doutrina espírita sobre a alma e seu progresso

 


Sobre a alma e o progresso

" O princípio inteligente é independente da matéria. A alma individual preexiste e sobrevive ao corpo.

O mesmo ponto de partida para todas as almas, sem exceção; todas são criadas simples e ignorantes, e são submetidas ao progresso indefinido. Nenhuma criatura privilegiada é mais favorecida, umas do que as outras; os anjos são seres chegados à perfeição depois de terem passado, como as outras criaturas, por todos os graus da inferioridade.

As almas, ou espíritos, progridem mais ou menos rapidamente em virtude de seu livre arbítrio, pelo seu trabalho e sua boa vontade. 

A vida espiritual é a vida normal; a vida corpórea é uma fase temporária da vida do espírito, durante a qual ele reveste, momentaneamente, um envoltório material de que se despoja na morte.

O espírito progride no estado corpóreo e no estado espiritual. O estado corpóreo é necessário ao espírito até que ele atinja um certo grau de perfeição: nele se desenvolve pelo trabalho a que está sujeito pelas suas próprias necessidades, e adquire conhecimentos práticos especiais.

Uma única existência corpórea sendo insuficiente para fazê-lo adquirir todas as perfeições, retoma um corpo tão frequentemente quanto isso lhe seja necessário, e, a cada vez, nele chega com o progresso que alcançou em suas existências anteriores e na vida espiritual.

Quando adquiriu no mundo tudo aquilo que pode nele adquirir, deixa-o para ir para outros mundos mais avançados, intelectual e moralmente(eticamente), cada vez menos materiais, e assim continuamente até a perfeição, da qual a criatura é suscetível.

Obras Póstumas 

Allan Kardec

p. 195-196

(Esse livro tem algumas merdas afirmadas pelo próprio Kardec sobre raça, cor, beleza, mas, considerando que essas merdas eram a mentalidade dos anos 1800 e atualmente são alvo do apurado senso crítico de nosso tempo, não desvirtuam o conteúdo total do livro).

Comentários

Postagens mais visitadas