A responsabilidade do servidor espírita frente à comunidade LGBT



Estudando Transexualidades com Andrei Moreira - A responsabilidade do servidor espírita frente à comunidade LGBT

O Centro espírita, pois, deve ser espaço da convivência onde a família espiritual estuda e exercita a fraternidade legítima e o amor cristão que representam a essência das leis divinas ensinadas pelo espiritismo.
Ao assumir identificação cristã, a doutrina espírita nos apresenta o evangelho de Jesus como o referencial de conduta e sintonia com o Pai. 
A história de Jesus é cheia de exemplos de acolhimento e integração das pessoas marginalizadas da época. À semelhança do que os transexuais vivenciam hoje, leprosos, "endemoniados" (as aspas são por nossa conta) e prostitutas eram discriminados e submetidos a rígidos padrões de julgamento moral, muitas vezes violentados em nome de uma dita pureza.
A história de Maria de Magdala é uma lição preciosa e um exemplo de caridade (entenda-se caridade como sinônimo de amor fraterno) que dignifica e valoriza o indivíduo.
(...) Esta linda lição sobre Maria de Magdala, narrada por Humberto de Campos, lembra-nos da grandeza da responsabilidade de cada servidor e seguidor do Cristo nas lides espíritas cristãs. 
Compete a cada um de nós que estamos dirigentes, na divina e sagrada oportunidade de servir, nos lembrarmos que a casa espírita não nos pertence e nem é reduto de nossas vontades e caprichos individuais.
Muito pelo contrário, é espaço sagrado de estudo e trabalho na vivência dos nobres princípios da vida que exaltam a dignidade de todo ser humano e a grandeza do filho de Deus por meio do amor.
Cabe a nós, portanto, criarmos o clima de paz e acolhimento incondicional no qual todos os convidados de Jesus se sintam abraçados e aquecidos no coração com a chama da faternidade, permitindo-se o contágio da experiência amorosa.
Isso começa na forma como a pessoa é recebida na casa e se estende para a forma com que são oportunizados os trabalhos e estudos àqueles que desejam aprofundar-se no entendimento da vida e de si mesmos (MOREIRA, 2017). 
Referências


Espiritismo TV. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Transexualidades sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas