Ir ao encontro das pessoas trans que estejam às margens



Estudando Transexualidades com Andrei Moreira: Ir ao encontro das pessoas trans que estejam às margens

No caso das pessoas travestis e transexuais, creio mesmo que temos uma dívida de amor para com essa comunidade. Se elas não tem vindo à casa espírita, isso se deve, em parte talvez expressiva, à maneira com que são recebidas, aos olhares indiscretos que não ousam dizer nada, mas que fuzilam com a crítica e o preconceito, quando não ao isolamento e exclusão diretos.
Nesse sentido, penso ser dever da casa espírita ir ao encontro dessas pessoas e demonstrar o afeto que conquista e a dignificação pessoal que transforma. Isso significa ir até as ruas ou casas onde se prostituem as travestis e mulheres trans e ofertar uma palavra amiga, um convite generoso e fraterno.
Ou abrir as portas da casa para grupos de amparo às pessoas e famílias de pessoas transgêneras que passam por dificuldade de autoaceitação ou de aceitação do outro, seu familiar. 
Jesus não aguardava que as pessoas viessem até Ele, Ele as procurava e as consolava em suas dores para logo depois falar ao coração do filho de Deus que se ocultava por detrás daquela persona ou da máscara social, qualquer que fosse ela, sem nunca discriminar, sem nunca exigir. Ele apenas amava.
Para que isso seja vivido, é essencial que a casa espírita se prepare e abra espaço para palestras sobre a temática, perdendo-se o medo tão frequente de abordar temas controversos, o que pode ser conseguido quando olhamos com amor para a pessoa que passa por aquela experiência e percebemos que sua dor e solidão merecem acolhimento e cuidado fraternal.
Também é justo e imperioso que se preparem atendentes fraternos, que eles estejam capacitados a abordar esta demanda, por meio de cursos e seminários específicos que devem ser promovidos pelas federativas locais, seja pela iniciativa das próprias casas, unindo grupos e partilhando os estudos para o benefício da coletividade.
Talvez a casa a que pertençamos não tenha alguém que se sinta apto a esse estudo, porém a casa vizinha o possui, ou o estado ao lado, competindo ao interesse cristão a tarefa de agrupar os trabalhadores no debate e formação específica nessa área (MOREIRA, 2017).
Referências


Espiritismo TV. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019

MOREIRA, Andrei. Transexualidades sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2017.
transexualidades sob a otica do espirito imortal

Comentários

Postagens mais visitadas