O que dizer aos pais da pessoa Trans
Estudando Transexualidades com Andrei Moreira - O que dizer aos pais que sofrem pela transexualidade dxs filhxs?
É natural que os pais sofram quando descobrem a transexualidade dos filhos, pois toda situação que questione a idealização que eles criaram para o futuro e o destino daquela criança traz novos desafios.Os pais sofrem por seguirem padrões rígidos de gênero que precisam ser questionados; pelos sofrimentos que imaginam que o filho ou a filha (acrescentamos aqui o trecho "ou filhx", lembrando que em nosso meio há pessoas agêneras, como também aquelas que se sentem masculinidades ou feminilidades sem necessariamente atribuir-se os termos homem ou mulher) irá viver sendo diferente em uma sociedade transfóbica;
pela vergonha que sentem de ter que lidar com vizinhos, parentes e amigos e afirmar a diferença de sua família em comparação com as famílias cisgêneras; pela adaptação da vida e das relações a essa realidade, dentre outros motivos.
A intensidade desse sofrimento é variável de família para família, e depende das crenças e da estrutura familiar, bem como do suporte social, psicológico, religioso e afetivo que recebam.
É muito importante que os pais busquem ajuda para si mesmos para cumprirem o dever que lhes cabe de acolhimento integral e amparo ao filho ou filha (acrescentamos "ou filhx) trans, que não se encontra sob sua guarda por acaso.
Na visão espírita, ninguém reencarna em uma família sem um propósito claro e definido. Os espíritos que formam o núcleo familiar são espíritos, em sua maioria, com anteriores ligações entre si, de simpatia ou antipatia, que retornam ao palco da vida física para mais uma etapa de crescimento e progresso no estabelecimento de laços profundos de amor entre seus membros.
A família obedece a um sábio e elevado programa reencarnatório que objetiva sempre o melhor para todos os membros. Aqueles que reencarnam como pais vem antes na ordem familiar porque apresentam condições de acolher e educar aqueles que vem depois. Mesmo quando o filho ou filha (ou filhx) são espíritos mais elevados que os pais, na escala do progresso, eles necessitam do acolhimento e da educação infantojuvenil que lhes despertem mais virtudes e habilidades no bem, o que deverão encontrar no convívio com os pais e nas lutas naturais, humanas, comuns, com as quais vivem todos os membros da família.
Nesse sentido, o esforço dos pais no acolhimento e no auxílio para que cada membro da família seja a sua melhor versão é fundamental. Ninguém reencarna sem um plano definido e cada espírito reencarnado deve ser amparado em sua busca de sentido e significado para a vida.
Por isso é tão importante que os pais cuidem de seus sentimentos e de sua vivência diante da percepção da transexualidade dos filhos para que possam bem cumprir o papel que lhes cabe como educadores e exemplificadores do bem (MOREIRA, 2017).Referências
Espiritismo TV. Andrei Moreira. Disponível em: <https://www.espiritismo.tv/Vocabulario/andrei-moreira/ . acesso em 2019
MOREIRA, Andrei. Transexualidades sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora. Belo Horizonte/MG, 2017.
Comentários