05 Dicas para postagens no Blog

Esta postagem se diferencia um pouco (bastaaaante) da temática do Blog, mas acaba sendo um guia para nós mesmes, que volta e meia precisamos consultar material técnico para a nossa produção na web (quando o tempo nos permite, convenhamos que as vezes a gente perde em qualidade por falta de tempo para ler sobre ranqueamento de material no google).

Então pensamos, por que não reunir essas dicas aqui no Blog e disponibilizar para o pessoal? Afinal de contas convidamos pessoas para criarem seus espaços #lgbtespirita, então reunir dicas técnicas vai colaborar.

Navegando pela web e anotando as referências (sempre) vamos aprendendo e dividindo o saber sobre como melhorar o nosso conteúdo. O Matheus Pereira, Analista de Planejamento na Rock Content (não conheço nem ele nem a Rock Content, mas é a referência no site dele, ok? rsrs) dá as seguintes dicas para o momento de criação de um texto para Blog:

* O texto, para um bom ranqueamento no Google, deve ter ao menos 500 até 2000 palavras (há autores que defendem 400 a 600 palavras, o fato é que textos para Blog com menos de 300 palavras são considerados sem qualidade).

*Mas, para atender ao item acima, cuidado para não encher linguiça e entediar o seu público leitor. Busque informações, leitura e conhecimento para escrever o quanto necessita e ao mesmo tempo satisfazer a necessidade de seu público. Escreva o que de fato é relevante.

*Lembre-se que o seu texto precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Então pode separado  o número de palavras na ordem 100, 300, 100. ou seja, 100 palavras para a introdução; 300 palavras para o desenvolvimento e 100 palavras para a conclusão.

*Escolha apenas uma palavra chave para o seu texto, para que o Google consiga identificar o foco do seu texto (importante: a palavra chave não deve ser aquela que mais se repete no texto, isso desqualifica a coisa. Escolha uma palavra que diga sobre o que está escrevendo, mas que seja pouco usada dentro do texto)

*Planeje textos com 2000 palavras quando precisar narrar detalhadamente algo. Neste caso use no corpo do texto links que levem o seu público a outras postagens do seu Blog que expliquem melhor algo que o ajudará a entender o assunto. Estes textos são os 'artigos âncora', ou seja, os primeiros a ser identificados no ranqueamento e com hiperlinks para as outras postagens. Acesso ao Texto completo do Matheus Pereira

Uma dica extra, não citada na referência acima, mas que testamos esta semana, diz respeito ao título da postagem. Os títulos contendo seis palavras são os mais eficientes. Buscaremos as referências e faremos um novo post sobre os títulos e palavras chaves para a sua postagem.

Dica do Blog LGBT Espírita para a sua busca de material de aprimoramento técnico: salve na sua lista de favoritos os títulos que te interessam e escolha um de cada vez para leitura completa. Textos técnicos são grandes, mas valem super a pena. Para você aproveitar ao máximo sem se desgastar (isso é muito importante também) leia um por dia, todos os dias que tiver disponibilidade.



Comentários

Postagens mais visitadas