Saiba como agir em dias "ruins"

 


Olá pessoas.

Temos maratonado a coleção Joana de Ângelis nesta quarentena coletiva da Covid-19, trazendo para o Blog, para a página no facebok, para o pinterest e para o nosso canal no youtube, recortes diversos sobre temas que permeiam o nosso cotidiano psíquico, convidando-nos a transcendência da realidade material para a realidade espiritual que nos envolve. 

Começamos a leitura pelo livro Jesus e Atualidade, passamos por 'O homem Integral, 'Plenitude' e agora exploramos o 'Momentos de Saúde'... São reflexões que levam qualquer ser humano a vivência da espiritualidade e da transcendência.

O texto que exploramos nesta postagem se aplica àqueles dias de bad que acontecem na vida de toooodas as pessoas, sejam LGBTQIA+ ou não, em que tudo parece estar dando errado e a gente se irrita, sofre, perde a paciência e tudo fica ainda pior. 

Antes de partir para o texto em si, frisamos a você que, toda vez que um texto espírita fala em elevação moral, está se referindo a escolha pelo bem, pela positividade, pela qualidade elevada de intenções e pensamentos, pela ética e pelo amor; rejeitando os sentimentos e posturas de ódio, egoísmo, ressentimentos, negatividade...

Da mesma forma, o termo 'mundo íntimo', em espiritismo, não está se referindo a sua (homo)sexualidade, as suas relações amorosas, nada disso. Esse termo, em espiritismo, significa o seu eu interior, a sua consciência, o seu Self, como gosta de se referir Joana de Ângelis.

Esse esclarecimento é importante porque são termos que aparecem no texto de hoje e, no senso comum, eles são erroneamente asociados aos moralismos contra o sexo e a sexualidade. Em nosso contexto LGBT, em especial, esses termos, se não for bem esclarecidos, podem levar a interpretações que causam angústia e sofrimento a nosses ouvintes e leitores.Vamos ao texto:

Coincidentemente, há dias que se caracterizam pela sucessão de ocorrências desagradáveis. Nada parece dar certo. Todas as atividades se confundem, e os fatos se apresentam deprimentes, perturbadores. A cada nova tentativa de ação, outros insucessos ocorrem, como se os fenômenos naturais transcorressem de forma contrária. Nessas ocasiões as contrariedades aumentam, e o pessimismo se instala nas mentes e na emoção, levando-as a lembranças negativas com presságios deprimentes. 

Quem lhe padece a injunção tende ao desânimo, e refugia-se em padrões psicológicos de auto-aflição, de infelicidade, de desprezo por si mesmo. Sente-se sitiado por forças descomunais, contra as quais não pode lutar, deixando-se arrastar pelas correntes contrárias, envenenando-se com o mau humor.

São esses, dias de provas, e não para desencanto; de desafio, e não para a cessação do esforço. Quando recrudescem as dificuldades, maior deve ser o investimento de energias, e mais cuidadosa a aplicação do valor moral na batalha. Desistindo-se sem lutar, mais rápido se dá o fracasso, e quando se vai ao enfrentamento com idéias de perda, parte do labor já está perdido. Nesses dias sombrios, que acontecem periodicamente, e às vezes se tornam contínuos, vigia mais e reflexiona com cuidado. 

Um insucesso é normal, ou mesmo mais de um, num campo de variadas atividades. Todavia, a intérmina sucessão d’Eles pode ter gênese em fatores espirituais perniciosos, cujas personagens se interessam em prejudicar-te, abrindo espaços mentais e emocionais para intercâmbio nefasto contigo, de caráter obsessivo. Quanto mais te irritares e te entregares à depressão, mais forte se te fará o cerco e mais ocorrências infelizes tomarão forma. 

Não te debatas até a exaustão, nadando contra a correnteza. Vence-lhe o fluxo, contornando a direção das águas velozes. Há mentes espirituais maldosas, que te acompanham, interessadas no teu fracasso. Reage-lhes à insídia mediante a oração, o pensamento otimista, a irrestrita confiança em Deus. 

Rompe o moto-contínuo dos desacertos, mudando de paisagem mental, de forma que não vitalizes o agente perturbador. Ouve uma música enriquecedora, que te leve a reminiscências agradáveis ou a planificações animadoras. Lê uma página edificante do Evangelho ou de outra Obra de conteúdo nobre, a fim de te renovares emocionalmente. 

Afasta-te do bulício e repousa; contempla uma região que te arranque do estado desanimador. Pensa no teu futuro ditoso, que te aguarda. Eleva-te a Deus com unção e romperás as cadeias da aflição. 


Há sempre Sol brilhando além das nuvens sombrias, e, quando ele é colocado no mundo íntimo, nenhuma ameaça de trevas consegue apagar-lhe, ou sequer diminuir-lhe a intensidade da luz. Segue-lhe a claridade e vence o teu dia de insucessos, confiante e tranqüilo.(ANGELIS, FRANCO, 1992)

É isto. Não vamos nos estender em comentários porque o texto fala tudo por si só. Esperamos que a reflexão no seu conteudo seja edificante e te ajude a lidar bem com os dias da bad.

Grande abraço e até o próximo post.  

REFERÊNCIA

ANGELIS, Joana de. FRANCO, Divaldo Pereira (médium). Momentos de Saúde, 1992. Disponível em<https://bibliotecavirtualespiritape.files.wordpress.com/2017/04/momentos-de-saude.pdf> acesso em ago. 2020. 

Comentários

Postagens mais visitadas