Saiba se você é vítima de homofobia internalizada


Reflexões LGBT Espírita: Como saber se passo pela homofobia internalizada

Ao acompanhar as falas de Andrei Moreira a respeito do tema vamos seguindo a linha de raciocínio de que a sexualidade de uma pessoa é apenas um detalhe de sua vida e não toda a sua vida. 

Somos pessoas que trabalham, estudam, tem amigos, se divertem, fazem uma série de atividades que todas as demais pessoas fazem, e, nos relacionamos amorosamente com pessoas do mesmo sexo que o nosso.

Este relacionar-se com pessoas do mesmo sexo foi colocado em evidência como algo negativo pela sociedade normativa. 

A crítica negativa faz com que esse detalhe de nossa vida ganhe uma proporção aumentada, pois nos coloca em evidência de forma "negativa" do ponto de vista de uma parcela (classe no momento dominante) de nossa sociedade.

Sofremos de homofobia internalizada quando colocamos a nossa (homo)sexualidade como tema principal de nossas reflexões, de nosso dia a dia, principalmente se a percebemos como algo negativo.

Como dito no começo do texto, a sexualidade de qualquer pessoa é apenas um detalhe de sua vida e não o único assunto. 

O QUE FAZER SE ESTOU ME INFLUENCIANDO PELA HOMOFOBIA ALHEIA? 


Ressignificar. Saber que você apenas está vivendo em um campo de opiniões. A sua opinião positiva sobre si mesmo, sobre si mesma, sobre si mesme, deve ter mais valor em seu dia a dia que a opinião negativa de quem pensa negativo a seu respeito. 

Comentários

Postagens mais visitadas