Saiba o que é a fé na visão espírita
Em matéria de espiritismo, fé deixa de ser um simples crer para se tornar um saber. É necessário estudos para aprofundar a compreensão. Sabe-se das realidades do espírito, da espiritualidade, porque a compreendeu através da razão, assimilou e incorporou à sua vida.
O que é a fé?
A fé é um sentimento que auxilia na autoconfiança, além de ser porta que liga nós a Deus.
A fé não pode existir tendo como princípio o medo. Temos que ter fé em Deus baseado no sentido de acolhimento e de amor.
A fé não pode ser cega. Devemos confiar em Deus baseado na lógica das coisas. Deus é clareza e não fantasia. Deus é exatidão.
A fé tem que ser raciocinada, pois a fé cega gera muitos conflitos íntimos e sociais, como a intolerância.
No O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 19, item 12, temos:
A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras.
No mesmo capítulo, agora no item 6, temos:
A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender.
Na Bíblia são inúmeros os relatos de fé. Em Tiago: 2, 14 e 17, temos:
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Podemos citar no Evangelho de Mateus, capítulo 17, versículo 20, um dos mais conhecidos ditados sobre a fé:
Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível.
Comentários