Saiba o que é a fé na visão espírita



Parece este um tema tão básico, não é mesmo pessoal? Mas não o é. 

Em matéria de espiritismo, fé deixa de ser um simples crer para se tornar um saber. É necessário estudos para aprofundar a compreensão. Sabe-se das realidades do espírito, da espiritualidade, porque a compreendeu através da razão, assimilou e incorporou à sua vida. 

O que é a fé?

A fé é um sentimento que auxilia na autoconfiança, além de ser porta que liga nós a Deus.

 A fé não pode existir tendo como princípio o medo. Temos que ter fé em Deus baseado no sentido de acolhimento e de amor. 

A fé não pode ser cega. Devemos confiar em Deus baseado na lógica das coisas. Deus é clareza e não fantasia. Deus é exatidão. 

A fé tem que ser raciocinada, pois a fé cega gera muitos conflitos íntimos e sociais, como a intolerância.

No O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 19, item 12, temos:

A fé é humana ou divina, segundo a aplicação que o homem der às suas faculdades, em relação às necessidades terrenas ou às suas aspirações celestes e futuras.

No mesmo capítulo, agora no item 6, temos: 

A fé necessita de uma base, e essa base é a perfeita compreensão daquilo em que se deve crer. Para crer, não basta ver, é necessário, sobretudo, compreender. 

Na Bíblia são inúmeros os relatos de fé. Em Tiago: 2, 14 e 17, temos: 

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 

Podemos citar no Evangelho de Mateus, capítulo 17, versículo 20, um dos mais conhecidos ditados sobre a fé: 

Porque na verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar, e nada vos será impossível. 

Alimente a sua fé através do conhecimento!

Abraços e até o próximo!!

Comentários

Postagens mais visitadas