Saiba o que é Reforma Íntima no espiritismo

Reflexões LGBT Espírita: Entendendo o que é Reforma Íntima

Começamos por dois equívocos de interpretação muito comuns antes de adentrarmos de fato os estudos e a vivência espírita: o primeiro é quanto ao termo 'moral' (avanço moral, crescer moralmente, progresso intelectual e moral, espíritos moralmente inferiores) e o segundo é quanto ao termo 'íntimo, íntima (reforma íntima, vida íntima). 

No senso comum todos esse termos, em primeiro momento, parecem falar nas entrelinhas contra a sexualidade humana, contra o fazer sexual e, em nosso caso, pessoas homossexuais, parecem direcionados a nos 'condenar' de uma vez por todas as labaredas do dito inferno (rsrsrsrsr).

Pessoal, keep calm. Quando a gente se aproxima mais dos estudos espíritas compreende que a palavra moral não se associa aos moralismos a que se apegaram interpretações equivocadas de antigos textos religiosos. 

Compreendemos que a palavra moral está associada a escolhas éticas, que proporcionam o desenvolvimento, o bem estar geral, o crescimento, o progresso, de forma igual para todas as criaturas; a grosso modo, o ser moralmente superior e as sociedades moralmente superiores são aquelas que se pautam na prática "do bem'. 

Assim, avançar moralmente não é deixar de fazer sexo; não é usar roupas compridas; não é falar de uma maneira rebuscada que ninguém entende direito para desapegar das gírias comuns do dia a dia; avançar moralmente é ser capaz de pautar-se na fraternidade universal para agir com as outras pessoas, com os demais seres vivos, com a natureza, com as coisas. Quando você escolhe não bater uma porta ao passar por ela irritado(a)(e), você agiu de maneira moralmente superior a quem passa e bate a porta, compreendeu?

Da mesma forma, a palavra 'íntimo, íntima', não se referem a genitais, a sexo, a parar de transar ou transar menos (rsrsrs), nada disso!!! Esses temas são de foro individual. O termo 'íntimo' no contexto espírita se refere ao seu 'eu', a sua consciência, ao seu ethos (como diriam os filósofos) ao seu self (como diria Joana de Ãngelis). Ou seja, trata-se do seu interior. Mundo íntimo = mundo interior.

Desfeitas as impressões iniciais que os termos nos provocam, a Reforma ìntima proposta nas fraternidades espíritas é um programa de estudos, autoconhecimento e autoavaliação que ajudarão a avançar a sua consciência e a sua conduta frente a saberes universais pautados no 'bem' (desenvolver a positividade versus a negatividade; desenvolver o otimismo como antídoto as depreciações, por exempo). 

Qualquer programa de Reforma Íntima que introduzir propostas claramente preconceituosas e moralistas apresentam equívocos e erros de interpretação de quem o conduz. 

Fiquem atentes!!

Abraços fraternos e até o próximo.

Comentários

Kleb Nunes disse…
Gratidão meu querido por sua clareza e coesão nas palavras. Venho sendo consolado e estudando essa ciência filosófica maravilhosa, que é o espiritismo. Sempre que posso leio suas reflexões. Aprendo muito contigo, espero um dia te conhecer, abraços fraterno meu irmão!
Kleb Nunes, gratidão pelo carinho com nosso trabalho!

Postagens mais visitadas