Joanna de Ângelis: Competição versus Realização Interior


Hello Babies!!

Quantas vezes ouvimos falar, e até mesmo somos aconselhades, de que 'o mundo é competitivo' e precisamos estar a frente para nos encaixarmos? 

A nossa reflexão LGBT Espíritas de hoje vem, mais uma vez com base em Joana de Ângelis, nos fazer pensar na necessidade que o ser humano tem de encontrar-se verdadeiramente com a sua realidade espiritual, transcedente às necessidades e valores puramente materiais. 

Somos mais que o nosso corpo, somos espírito, e precisamos alimentar essa espiritualidade, a fim de que consigamos ser pessoas integrais frente a vida.

competição versus realização interior
Texto para reflexão: Os interesses competitivos postos em jogo, a aflição por vencer os outros, o sobrepor-se às demais pessoas desarticularam as propostas de vitória da pessoa sobre si mesma, da sua realização interior, da sua harmonia diante dos problemas que enfrenta. 

As linhas do comportamento alteradas, induzindo ao exterior, devem agora ser revisadas, sugerindo a conduta para o conhecimento dos valores reais, a redescoberta do sentido ético da existência, a busca da sua imortalidade.

Quando a pessoa moderna passar a considerar a própria imortalidade em face da experiência fugaz do soma (o soma significa o corpo), empreenderá a viagem plenificadora de trabalhar pelos projetos duradouros em detrimento das ilusões temporárias, observando o futuro e vivendo-o desde já, empenhada no programa da sua conscientização espiritual. (ANGELIS, 1990).

Os textos de Ângelis são muito interessantes para a nossa reflexão por que foram ditados ao médium Divaldo Franco a partir da década de 90. Sendo assim refletem questões que ainda são nossas contemporâneas, contribuindo para a construção de um senso crítico sobre diversos pontos de nossa cotidianidade moderna e os desafios a transpor para que sejamos mais que meros reprodutores de um sistema de produção e consumo de mercadorias.

É isso, ficamos por aqui, beijos e até o próximo.


Referência

ANGELIS, Joana de. FRANCO, Divaldo Pereira. O Homem Integral. 1990. Arquivo pessoal em PDF.

Comentários

Postagens mais visitadas