Como o espiritismo te ajuda a não temer os espíritos


Reflexões LGBT Espíritas: Superando o medo de espíritos

Hello Babies!!! 

Prosseguimos a nossa série reflexiva, trazendo temas comuns de nossa cotidianidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para a nossa transcedência enquanto superação da realidade meramente material para crescimento de nossa espiritualidade.


Fundamentandos em saberes adquiridos através dos estudos espíritas kardecistas, vamos trilhando um caminho de superação, clareamento e maiores explicações de ideias e conceitos que até então conhecíamos de outra maneira. E hoje o nosso tema é medo de espíritos.

Muitas pessoas dizem não ir a uma Fraternidade Espírita, a um Centro Umbandista, [nem a uma casa velha abandonada, ao cemitério (nem passar em frente se estiver a noite), não dormem sozinhas no quarto, não apagam as luzes) com medo de espíritos.

Muitos filmes colaboram para disseminar os medos trazendo os espíritos como seres assustadores, fazendo portas baterem sem que ninguém os veja ou prontos para atacar qualquer pessoa em qualquer lugar.

Então, se espíritos não são essas coisas misteriosas e más, o que eles são? Espíritos são, nada mais nada menos, que nós mesmos quando desencarnamos (ou morremos, em linguagem comum). 

O plano espiritual, gente, não está assim tão distante de nós. A literatura espírita ensina que ele se inicia desde aqui, na superfície terrestre, e se estende universo a fora. 

Toda a nossa materialidade, o nosso planeta, está inserida no mundo espiritual, é parte dele. As pessoas, nós, vivem um intercâmbio contínuo entre entrar na materialidade (encarnar) e sair da materialidade (desencarnar ou morrer, como queiram dizer), com intuito de evolução espiritual e progresso, até que atinge níveis mais altos da evolução e passam a viver exclusivamente no mundo espiritual, sem precisar de intercãmbio com a materialidade, o que chamam de escala evolutiva.

Sobre pensar que eles povoam lugares estranhos, isso está mais em nosso imaginário e nas ideias que circulam em nosso meio. Em espiritismo você vai encontrar textos em que afirmam não gostar de lugares estranhos: "nós somos pessoas, gostamos de estar entre as pessoas; e lugares que as pessoas acham estranhos, nós também achamos"...

O texto para fundamentar esta nossa reflexão está em 'O Livro dos Espíritos', em que, através de sessões mediúnicas, intermediadas por médiuns da época, Allan Kardec tecia uma série de perguntas aos espíritos e estes o respondiam. Este livro foi organizado exatamente desta forma, em perguntas e respostas. Vejamos:

Reflexões LGBT Espíritas: Superando o medo de espíritos
Pergunta nº 134: Que é a alma?
“Um Espírito encarnado.”

a) — Que era a alma antes de se unir ao corpo?
“Espírito.”

b) — As almas e os Espíritos são, portanto, idênticos, a mesma coisa?

“Sim, as almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um
invólucro carnal para se purificarem e esclarecerem.” 
Pergunta nº 135. Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
“Há o laço que liga a alma ao corpo.” 
a) — De que natureza é esse laço? 
“Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.” O homem é, portanto, formado de três partes essenciais: 
1º — o corpo ou ser material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital;
2º — a alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação;
3º — o princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e liga a alma ao corpo. Tal, num fruto, o gérmen, o perisperma e a casca. 
Pergunta nº 136. A alma independe do princípio vital?
“O corpo não é mais do que envoltório, repetimo-lo constantemente.” (KARDEC, p. 137-138)
Certo, pessoal? Assim temos uma ferramenta para a superação do medo dos espíritos, uma vez que o conhecimento nos leva a entender que estes espíritos somos nós mesmxs, quando não mais habitamos o corpo carnal. 


Referência:

KARDEC, Allan. O livro dos Espíritos. Federação Espírita Brasileira. Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf>. Acesso em julho de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas