Joanna de Ângelis: Superando a pressa


Hello Babies!!

Hoje a nossa reflexão se baseia em dois pontos: o tempo de cada coisa e a vivência do presente. Ambos os pontos vão nos levar a resitir a uma coisinha muito comum a todxs nós: a pressa. Pressa é algo que nos causa ansiedade e tira a qualidade de vida do tempo presente.

Os dois recortes de texto para embasar a reflexão se encontram em Joana de Ângelis, no livro 'O Homem Integral', ano de 1990. Let's go:

Reflexões LGBT Espíritas: Superando a pressa
Não vem prematuramente o triunfo, nem se torna necessário. Há ocasião para semear, empreender, e momento outro para colher, ter resposta. O que não se deve temer é o atraso dos resultados, perder o estímulo porque os frutos não se apresentam ou ainda não trazem o agradável sabor esperado. Repetir o tentame com a lógica dos bons efeitos, conservar o entusiasmo, são meios eficazes para identificar as próprias possibilidades, sempre maiores quanto mais aplicadas (ANGELIS, 1990, P.30)
Uma vez lançadas as sementes de suas realizações vem a espera, que podemos direcionar de forma que não atrapalhe o nosso presente:

É muito comum a atitude apressada de viver-se emocionalmente acontecimentos futuros que certamente não se darão, ou que ocorrerão de forma diversa da que a ansiedade estabelece. As impressões do futuro, como consequência de tal conduta, antecipam-se, afligindo, sem que o indivíduo viva as realidades do presente, confortadoras (ANGELIS, 1990, P.33).
Assim sendo, bora manter o ânimo para as tentativas da vida e nada de pressa pelos resultados, permitindo-se um presente saudável. 

Grande abraço e até o próximo.

Referência

ANGELIS, Joana de. FRANCO, Divaldo Pereira. O Homem Integral. 1990. Arquivo pessoal em PDF.

Comentários

Postagens mais visitadas