O que diz Joana de Ângelis sobre planejamentos

Reflexões LGBT Espíritas: Planejamento


Hello Babies.

Prosseguimos a nossa série de textos para reflexão. O texto de hoje parece algo meio óbvio - necessidade de planejamento para a vida - mas ainda assim o trouxemos devido ao fato de que, não raro, percebe-se a tendência de se creditar ao acaso e, principalmente, a Deus, a 'responsabilidade' pelos fatos, sem que se reflita no comando individual de cada pessoa sobre a própria vida.

Não estamos nos referindo a situações que de fato fogem a nosso controle, mas àquelas que dependem unicamente de nossa ação, de nosso planejamento, trabalho e busca. O texto abaixo é um incentivo a movimentação, a busca, seja de realizações, seja de paz de espírito. 

O que Joana de Ângelis chama 'desejo de desforço' na mensagem abaixo é exatamente a inércia frente a passagem do tempo. Tempo que pode e deve ser aproveitado de forma útil, de forma a render realizações e novos projetos para a nossa vida.

É onde a gente para e se pergunta: a forma como estou passando o meu tempo está produzindo coisas úteis para a minha vida? Está me ajudando a crescer espiritualmente e/ou materialmente para o necessário? Está colaborando para a realização de meus projetos pessoais e coletivos?

Reflexões LGBT Espíritas: Planejamento

 
Ora, para alcançar-se qualquer meta, e, em especial, a da paz, torna-se necessário um planejamento, que deflui da autoconsciência, da consciência ética, da consciência do conhecimento e do amor.




 
Reflexões LGBT Espíritas: Planejamento

 
O planejamento precede a ação e desempenha papel fundamental na vida do indivíduo. Somente uma atitude e uma emoção equilibrada, sem vestígios de ódio, desejo de desforço, podem planejar para o bem, o êxito, a felicidade (ANGELIS, 1990, P.26)

 



Referência

ANGELIS, Joana de. FRANCO, Divaldo Pereira. O Homem Integral. 1990. Arquivo pessoal em PDF.

Comentários

Postagens mais visitadas